A pior solidão é aquela que nos ausenta de nós mesmos.
Fabio de Melo
Para acontecer a vida, basta o que a gente faz. A maneira com que olhamos o que está acontecendo e como nos colocamos no desenrolar de nossa existência. Todos nós temos os nossos eventos, conflitos. É por isso que precisamos estar ao lado de quem amamos no momento da desconstrução. Ninguém pode viver o processo da desconstrução sozinho. Esse processo acontece no momento das perda, das lutas. Mas o que seria esse processo de desconstrução? É a fase da luta, a perda necessária na vida para se ganhar no desenrolar dela. É o momento de reinterpretar o passado, olhar para trás e perceber que a vida é difícil, é um luto o tempo todo mas que nem por isso é preciso que se viva na infelicidade intensa.
Não somos o território da satisfação alheia. Só é possível viver com qualidade quando existe um cultivo diário daquilo que somos. A palavra das pessoas que nos amam é importante para nos ajudar a descobrir qual é o nosso lugar no mundo. Ter possibilidades de decisões é algo fundamental na vida de qualquer ser humano. O que ocorre é que muitos ainda permitem que deixar que o seu território passe a ser do outro e assim, perde-se a individualidade.
O amor será sempre construção, essa oportunidade de tornar melhor e aperfeiçoar o que a gente é. Quando nos transformamos num território de satisfação do outro e esquecemos de fazer um investimento em nós mesmos, estamos no caminho equivocado. É quando descobrimos que fomos embora, largamos nós mesmos para trás e fomos levando um personagem que nós mesmos construimos. É por isso que Jesus tinha sempre essa habilidade: trazer a tona o que a pessoa realmente era, como no caso de Maria Madalena e inúmeras outras figuras de sua época.
Sendo assim, os ensinamentos de Jesus nos deixa claro que é preciso desconstruir tudo aquilo que está errado para entender o que não valeu a pena. Sentir quando não fomos o ser humano que poderíamos ter sido. Será que faltou alguém que poderia me aconselhar? Ou será que não soubemos entender o recado daqueles que nos amam?
Precisamos nos atentar no que Deus nos dá de bom. Alimentemos do que temos de melhor e assim será possível ter coragem. Um grande homem e uma grande mulher só pode ser considerados grandes no momento em que dizem sim e não com sabedoria e equilíbrio. Porque ter problemas na vida não significa ter uma vida infeliz, cabe a cada um de nós sermos fortes o suficiente para irmos em busca de nossa felicidade.