Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Auto-conhecimento para uma vida mais leve

28 set 2012 às 07:37
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Embora os homens sejam acusados de não conhecerem suas próprias fraquezas, talvez a maior parte ignore também sua própria força. Esta existe nos homens como no solo, em que por vezes há um veio de ouro de que o próprio dono não tem conhecimento.
Jonathan Swift

Pode parecer contraditório, mas cutucar feridas, expor as dores e conhecer o mais profundo de nossas almas pode ser libertador. Aqueles que já passaram por sessões de psicanálise que o digam. Conhecer a sí mesmo não é nada fácil, pode ser inclusive doloroso, mas não deixa de ser um dos principais caminhos para nosso processo de evolução.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Todo ser humano é livre e os camimhos estão aí para serem percorridos. A consciência nos dá um direcionamento e o coração, no final das contas, é o verdadeiro cérebro de tudo. Quem sabe ouví-lo percorrerá o caminho certo, aquele que o levará para as melhores conquistas e situações específicas conforme seu merecimento e necessidade. É quase que matemático, simples demais, mas nós, seres humanos-terra que somos, fazemos questão de confundir tudo. E mais: dificultar os processos.

Leia mais:

Imagem de destaque

O ser humano e a potência para a melhora

Imagem de destaque

Reflexões em Imagens

Imagem de destaque

Em busca da paciência nas transformações

Imagem de destaque

Reflexões em imagens


Deus na sua infinita bondade nos possibilitou um cérebro fantástico para nos ajudar a entender. O conhecimento está a disposição de todos, mas é a moral do indivíduo que o levará a ter o interesse necessário para aprender os mistérios da vida. Com o tempo passamos a pereber nosso processo de lapidação. Precisamos ter consciência de que a nossa lapidação vai acontecer diariamente.

Publicidade


É como uma pedra mesmo que precisa ser lapidada. Somos muitas vezes cheio de cascas que foram colocadas pela vida, pelas escolhas erradas, pelas influências erradas sobre nós. Precisamos ter a consciência de assumir uma postura de modificar. A conversão é justamente esse prcesso humano auxiliados na fé para que possamos ter coragem de olhar as nossas misérias e transformá-las em virtudes. É um dos maiores desafios, desafiar nós mesmos.


E tudo acontece no nosso íntimo. As transformações que nos acontecem, embora inúmeras, elas acontecem individualmente. É um processo íntimo, que exige recolhimento, paciêcia. O que é importante para uma pessoa pode não ser fundamental para a outra. Enquanto alguns necessitam estar entre tantos, outros precisam estar só. E isso pode, inclusive, gerar o desconforto por parte daqueles que nos amam. Porque as vezes é preciso, e muito, nos afastar até mesmo dos que amamos, para que sem a influênciação de quem quer que seja, possamos entender esse nosso processo individual.


É a busca pela voz interior e ela acontece a todo instante. Quanto mais nos calamos, mais ouvimos a nós mesmos. Sobriedade necessária para o resgate de nossas forças que precisam ser recolocadas ao exercício de nosso bem próprio e de nosso bem para os que estão ao nosso redor.

A vida é curta demais para que percamos tempo com realidades que não são nobres. Viver o processo íntimo do amor próprio, aceitar com simplicidade as riquezas que Deus nos deu e começar a trabalhar essas riquezas para que elas realmente possam trabalhar na nossa vida. Esse é apenas um dos caminhos. E que não sejamos ingênuos: Deus nunca entregará a cada um de nós o fardo maior que nossas forças. O que nos resta é estar com Ele e permitir que Ele esteja em nós a cada instante para conseguirmos não só tocar em nossas feridas, mas aceitá-las e transformá-las em verdadeiros "degraus" para outras etapas da vida e daí então estaremos ainda mais fortes e preparados para circunstâncias ainda mais intensas e até assustadoras, mas necessárias. É o auto-conhecimento e ciclos da vida acontecendo a todo instante, a escolha é nossa em encará-los de frente e administrá-los a nosso favor.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade