Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
Colossenses 3:1-3
O que será que vem a ser esse tal "buscar as coisas do alto"? O que será que essa passagem quer nos dizer? Com tantos enigmas, duplos sentidos e interpretações, as vezes mais nos confundimos do que nos esclarecemos ao ler certos trechos da Bíblia. Mas confesso que este me chama bastante a atenção por um único motivo: me deixa claro e reforça ainda mais minha fé numa reflexão que sempre está nos meus pensamentos: estamos realmente sendo pessoas verdadeiramente do bem e que buscam praticar ações do alto?
Creio que antes de qualquer outra coisa, o trecho nos remete a um momento de reflexão. Momento este, muitas vezes raro em nossas vidas. Qual foi a última vez que você parou pra sentir e perceber como anda sua vida? Não tem feito tudo de forma automática? Por fazer? E quantas pessoas passam por você diariamente necessitadas dos mais variados tipos de ajuda e você simplesmente nem as percebem? Será que não temos estado preocupados demais com nossas próprias vidas? Será que não estamos deixando nos envolver com as futilidades da vida material e já acostumados não temos mais disposição alguma de mudar tudo isso?
Quantas coisas boas, do alto, podemos realizar em nossa vida e não fazemos. Coisas simples, pequenas. A começar pelo exercício de saber parar de reclamar e se queixar da vida. De saber agradecer. De ser educado com o próximo e mais: saber se doar. Não precisamos ter bens materiais para ajudar. Claro que são inúmeros os necessitados de auxílio material como roupas ou alimentação, mas antes mesmo de tudo isso, podemos ser solidários com os que estão ao nosso redor.
Será que nossas atitudes tem sido atitudes que possam ser consideradas do alto? Temos sido sinceros com os outros e conosco mesmos? Trabalhamos de forma honesta? Somos verdadeiros? Aproveitamos de forma correta nosso tempo evitando que a ociosidade corroa nossos preciosos minutos? Temos sido sinceros com nossos corações?
Uma vez ouvi dizer que a voz de nossa consciência e de nosso coração sempre nos revela respostas importantes. Que nos momentos de angústias ou de dúvidas devemos sempre consultá-los e estarmos preparados para saber enfrentar o que nos serão apresentados. Porque há momentos na vida que nos deparamos de frente conosco mesmos em busca de respostas. Tentamos atingir o alto mas ainda não estamos preparados para isso. Então esse é o momento de saber ouvir as vozes que clamam no fundo de nossa alma e de nosso coração. Esse é o momento da transformação. Se você sentiu isso, se prepare para começar a subir os degraus mais lindos que te levarão cada vez mais alto, perto do céu, do ladinho de Deus.