Sábio não é o que nunca erra, mas o que usa seus erros para crescer.
Umas das frases mais impactantes já proferidas por Chico Xavier é aquela que nos remete a reflexão sobre nossa condição de vida no passado e atual, quando ele diz: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim". Nesta frase, Chico nos faz lembrar que independente do que tenhamos feito no passado, o importante é o que está por vir e que devemos nos atentar para não repetir os mesmos erros, mas principalmente levar uma vida nova, repleta de transformações que beneficiarão a nós e aos que estão ao nosso redor.
Em várias passagens do Novo Testamento, Jesus trabalha em nós a cura do medo e nos esclarece que ao nos unirmos a Ele através das nossas escolhas, das nossas atitutes em consonância com seus ensinamentos, abrimos campo para a Sua ação em nossa vida, nos guiando, protegendo e intuindo. Ele nos diz: "... não se vendem dois pardais por um tostão?, contudo nenhum deles cai por terra sem o assentimento do vosso Pai. Quanto a vós, até vossos cabelos estão todos contados. Não tenhais medo, portanto, valeis mais do que os pardais" (Lucas, capítulo XII, 6-7).
Precisamos ter uma postura ativadora da coragem moral, aquela que não se deve confundir com a arrogância dos que se acreditam melhores do que os outros, ou infalíveis. A Doutrina Espírita, com suas reflexões e propostas pedagógicas, é uma fonte de recursos valiosos, que nos auxilia em nosso processo de amadurecimento, autoconhecimento, abrindo-nos novos horizontes de atuação na vida, pois nos liberta da prisão terrível que os medos patológicos nos impõem.
Claro que essa transformação e esse despertar pode ser constatado também naquelas pessoas de fé, que cultivam enraizadas em si algum tipo de religiosidade, tendo como Deus sua maior fonte de inspiração e proteção. Desta forma, a coragem nasce naturalmente, o medo se perde e a visão positiva de um futuro cheio de possibilidades novas florece naturalmente.
Porque toda mudança gera medo, insegurança e todos nos sabemos disso. Mas a força transformadora que carregamos dentro de nós é gigante. A raiz latina da palavra coragem - cor, cordis - que significa coração, nos indica que a neutralização do sentimento de insegurança nasce de um potencial intrínseco do ser humano: a coragem. Essa potência pode ser dinamizada por sua força de vontade e perseverança em ações do bem. Portanto, não há nada mais a temer. Observa-se iluminado abraçando Jesus e seja bem-vindo à vida. Cuide-se bem e seja feliz, com coragem, sem medos, sempre!