O amor nos ensina todas as virtudes.
Plutarco
Somos seres limitados demais para compreender o que Deus espera de nós. Somos seres limitados a ponto de não compreender que cada situação pela qual somos colocados a prova, tem uma razão de ser. Nenhum ser humano pode interpretar a ponto de ter a absoluta certeza se o que estamos fazendo ou se o caminho que estamos trilhando é o mais certo para nós mesmos. Somente Deus sabe o real destino de nossas vidas. Ele nos coloca as alternativas e milhares de opções de caminhos e somos nós, com nosso livre arbítrio que iremos escolher por onde trihar.
A limitação humana, resultado dessa veste denominada pelos espíritas de perispírito, nos serve de instrumento para nossos aprendizados. Todos nossos sentidos nos fazem perceber que precisamos uns dos outros para sobreviver e angariar forças para continuar até o fim da vida. A própria ciência já está cansada de dizer que nosso cérebro é limitado e que somos capazes de utilizar cerca de 10% apenas de nossa capacidade neural. As demais forças intrínsecas no nosso espírito ficam por ali armazenadas sem serem utilizadas pelo menos por aqui enquanto estamos encarnados neste planeta.
Quando desencarnamos, a experiência é outra. O espírito vive em plena liberdade e passa a compreender o verdadeiro sentido da vida. Essa vida que não nos basta aqui na Terra, mas que é eterna nas mais gigantestas esferas do universo. Sendo assim, o homem - limitado que é - coloca o foco de sua vida somente nessa passagem atual e aí surgem os mais desagradáveis sentimentos: dor, saudade, perda, entre outros atributos típicos do ser humano. Enquanto não entende que a vida aqui na terra é passageira, o homem sofre e coloca todas suas perspectivas num foco limitado de visão.
A vida é como um grande oceano sem fim. Deus é onipresente e está em todos os lugares nos guiando e protegendo. Ele nunca nos abandona e sabe exatamente por onde vamos trilhar antes mesmo de termos pensado nessa possibilidade. O amor de Deus é algo tão pleno e transcendental que ultrapassa qualquer tipo de entendimento e só nos é provado quando temos o coração aberto para que isso aconteça. É aí que está a hora de exercitarmos a nossa fé.
Imagine um grande oceano e você sendo abandonado dentro de um barquinho de madeira no meio dele, onde somente o vento, o sol e os pássaros te fazem companhia. O medo surge, a dúvida da sobrevivência permanecerá e até mesmo a falta de perspectiva de lutar a favor da vida haverá. Mas a ação de Deus é só mistério e graça. E quando menos se espera, se assim for da vontade Dele, um resgate surgirá, como que do nada, para te salvar.
Assim é a vida e suas limitações. Precisamos saber esperar e apostar no milagre divino que nos cerca todos os dias. Não podemos temer o mau, nos apavorar com o desconhecido. O coração e a mente humana sempre revelam soluções e dicas de melhores caminhos mas isso só nos será revelado se estivermos dispostos a entender tudo isso. È preciso acalmar a voz do desespero que por muitas vezes surge em nós. É preciso estar sempre em dia com a sua consciência para que nenhum mal seja praticado contra criatura alguma e assim permitir que somente criaturas do bem permaneçam ao nosso redor.
Manter um bom "hálito mental" com leituras edificantes e circular por ambientes agradáveis, nos permite sentir, ainda que muito sutilmente, a presença de Deus em nossas vidas. Ele sabe o rumo que deveremos tomar. Ele nos apresenterá respostas e caminhos pelos quais poderemos seguir sem medo. Entregue sua vida à Deus apostando na sua capacidade de salvação e você entenderá como a fé pode mover montanhas. Pratiquemos o bem e vamos permitir que somente energias benéficas estejam ao nosso redor para fazer o melhor para todos aqueles que estão do nosso lado, e mais que isso, espalhemos o bem sem desejar nada em troca. É assim que o mistério de Deus acontece em nossa vida. Confiemos na aparente ausência Dele e entreguemos nossos problemas - nunca deixando de fazer a nossa parte, é claro - e deixemos a vida fluir rumo ao nosso progresso e transformação.