Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Carros sem motorista já estão sendo testados no Brasil.

07 jan 2015 às 09:10
- imagem: Volvo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Carros sem motorista já estão sendo testados no Brasil.

Quando se trata de carro as características procuradas são potência, espaço interno, cor, segurança e outras mais...Mas agora estamos repensando o que realmente agrega valor em um carro como tecnologia moderna e conectividade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Volvo trouxe para o Brasil um protótipo para teste de carro autônomo no início de dezembro. Batizado de "Drive Me".

Leia mais:

Imagem de destaque

Empresas de alto potencial inovador apresentam tecnologias para o setor agro em Londrina

Imagem de destaque

Aprenda a criar uma startup em apenas três dias

Imagem de destaque

Aceleradora de protagonismo social chega a Londrina nos meses de julho e agosto.

Imagem de destaque

Sercomtel tem 30 dias para elaborar Plano de Saneamento


O modelo testado pelas estradas brasileiras é um Volvo autônomo que funciona como seu motorista particular, enquanto você poderá fazer outras coisas em seu carro ao invés de conduzi-lo como ler mensagens da internet, jornal, falar ao telefone, etc.

Publicidade


A previsão da Volvo é que em 2017, alguns sortudos consumidores vão dirigir 100 carros autônomos, em condições reais de uso, por cerca de 50 km em vias selecionadas no entorno de Gotemburgo. Essas ruas trazem as típicas condições de vias, com estradas e cruzamentos.


"A Volvo escolheu como cidade-sede da Volvo Cars, Gotemburgo, a primeira área no mundo para carros autônomos rodarem em condições de uso normal, demonstrando a liderança tecnológica e a dedicação da Suécia em ser a pioneira na integração de carros autônomos", explica Erik Coelingh, especialista técnico da Volvo Cars.

Publicidade


Estes carros autônomos serão fator importante na mobilidade urbana, meio ambiente e na parte social no futuro. Os carros inteligentes são a parte fundamental da solução para oferecer mobilidade individual sustentável no futuro.


O carro autônomo da Volvo também permite repensar o modelo de mobilidade viário, poderá ser usado faixas mais estreitas, pois o carro tecnológico usa um GPS de alta resolução.

Publicidade


A redução dos congestionamentos será outro fator a ser considerado, o carro permite a redução do espaço entre os carros de forma segura, melhorando o fluxo de trânsito e no aumento da velocidade média dos automóveis.


O carro apresentado no Brasil ainda conta com sensores especiais como radares, câmera e "lidars" (radares a laser).

Publicidade


O carro autônomo utiliza a tecnologia Autopilot de condução autônoma, que controla volante, freios e acelerador de acordo com o trânsito.


Jorge Mussi, diretor responsável pelos testes no país explica no vídeo divulgado pela Volvo, como funciona o sistema. Para que o carro assuma o controle, basta apertar um botão localizado no veículo e assim, os freios, acelerador, direção são coordenados automaticamente junto com um conjunte de sensores e radares monitora o ambiente ao redor do veículo para saber qual a melhor decisão a ser tomada.

Publicidade


Volvo eu quero testar o carro!!! Enquanto a Volvo não me leva, vamos assistir o vídeo abaixo:



Quer dar uma voltinha? O que achou do carro? Comente abaixo.

Vera Moraes
Designer e Jornalista
www.enterx.com.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade