Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

ECO.TIC 2016 discute tecnologia e inovação na área da saúde

24 nov 2016 às 13:30
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

ECO.TIC 2016 discute tecnologia e inovação na área da saúde

Maior evento de Tecnologia da Informação e Comunicação do norte do Paraná começou na terça, dia 22, e vai até a próxima quinta-feira, 24, com programação extensa

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A quarta edição do maior evento de Tecnologia da Informação e Comunicação do norte do Paraná teve início na noite da última terça-feira, dia 22, em Londrina. A abertura do ECO.TIC 2016 Health Tech reuniu empresários, estudantes, profissionais de TI e representantes de diversas entidades ligadas à inovação e tecnologia no Espaço Villa Planalto e foi transmitida ao vivo pela plataforma de vídeo Livestream, o site Massa News e a Academia Médica. O evento vai até a próxima quinta-feira, dia 24, com uma extensa programação, que inclui palestras, painéis, apresentações de pitchs de startups, trilhas especializadas e Meetup.

Leia mais:

Imagem de destaque

Empresas de alto potencial inovador apresentam tecnologias para o setor agro em Londrina

Imagem de destaque

Aprenda a criar uma startup em apenas três dias

Imagem de destaque

Aceleradora de protagonismo social chega a Londrina nos meses de julho e agosto.

Imagem de destaque

Sercomtel tem 30 dias para elaborar Plano de Saneamento


O consultor do Sebrae em Londrina, Fabrício Bianchi, destacou que eventos como o ECO.TIC são importantes para demonstrar a competência existente na região, que é sede de várias empresas de tecnologia e inovação e abriga nove centros de formação de mão de obra, entre eles o Instituto Senai de Tecnologia (IST), o único do Brasil com foco em Tecnologia da Informação, além de 17 instituições de ensino superior que preparam, anualmente, novos profissionais de TI. "Essa sinergia do setor faz com que a região cresça e cada vez mais faça a diferença não só para as cidades do arranjo produtivo local, mas para todo o estado do Paraná e o Brasil", avaliou.

Publicidade


Mais de 25 pessoas de diversas entidades trabalharam nos últimos dez meses para a concretização de uma agenda interessante para startups, empresários, profissionais de TI e comunidade, segundo o presidente do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL de TI de Londrina e Região), Luis Carlos Albuquerque Silva. "Este ano, a proposta foi integrar novos setores, afinal, a TIC é transversal, temos condições de impulsionar os negócios de outros segmentos por meio da tecnologia", destacou. Ele lembrou que o evento, que este ano aborda a temática saúde, é pensado para todo o ecossistema de inovação.


O presidente do Grupo Salus (Saúde Londrina União Setorial), Luiz Soares Koury, lembrou que o Salus é fruto de uma parceria entre o Sebrae e a Associação Médica de Londrina e foi criado para que seus membros, formados por representantes de hospitais, clínicas, laboratórios e consultórios médicos, pensem em formas de melhorar a assistência de saúde na cidade. "Este ano, fomos convidados pelo pessoal da tecnologia para levantarmos os problemas que enfrentamos no dia a dia e que são passíveis de soluções tecnológicas", contou.

Publicidade


O vice-prefeito e presidente da Sercomtel Participações, Guto Bellusci, ressaltou a importância da tecnologia e inovação e falou sobre o potencial de Londrina para se tornar, num futuro muito próximo, uma cidade inteligente. "Acreditamos que o desafio de desenvolver uma cidade inteligente tem que ser feito com estratégia, tecnologia, inovação, união das pessoas", afirmou. Bellusci contou que aproveitou os dias de férias para participar de dois grandes eventos na Europa sobre Internet das Coisas e Smart City e disse que Londrina está preparada para implantar iniciativas que já foram colocadas em prática em alguns países.


Na avaliação do representante da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Ary Sudan, Londrina caminha para se transformar, em breve, no celeiro de empresas de Tecnologia da Informação no país. "Nossa cidade possui três grandes instituições capazes de dar suporte ao setor, que é o Instituto Senai de Tecnologia, o APL de TI e a própria Sercomtel", acrescentou. Para ele, a TI é uma área que ainda vai trazer muitos ganhos para Londrina e região.

Publicidade


Fundador da Easy taxi abre programação


O empreendedor Tallis Gomes, de 29 anos, fundador do Easy Taxi, a maior empresa de serviços mobile da história, presente em 35 países, abriu a programação do ECO.TIC 2016. Ele foi listado pela revista Forbes como um dos 30 jovens mais transformadores do Brasil e eleito pela revista Galileu como uma das 25 pessoas mais influentes da internet brasileira. Numa palestra bastante descontraída, ele contou um pouco da própria trajetória e deu alguns conselhos importantes para quem está começando a empreender.

Publicidade


Um dos mitos que ele derrubou durante o bate-papo, por exemplo, é de que não é necessário estar em grandes centros para inovar. "Inovação não tem lugar, cara ou hora", garantiu. Ele também aconselhou focar num nicho promissor e ter um propósito claro. Para ele, os três pilares para a construção de um negócio são formados por pessoas capacitadas e com vontade, a distribuição de tarefas e autonomia, e a disseminação de uma cultura apaixonante.


A inovação, segundo Gomes, está na busca pela melhoria da vida das pessoas, em arrumar o que está errado ou prevenir que algo bom desapareça. Por último, o empresário disse que é melhor colocar um produto ou serviço no mercado o quanto antes, mesmo que inacabado, do que esperar até que ele fique perfeito e seja ultrapassado pelos concorrentes. "Precisamos consertar o avião no ar", avisou.

Publicidade


A segunda palestra da noite foi conduzida por Eduardo Cipriani, da IBM Watson Health Brasil. Ele falou sobre o uso da tecnologia cognitiva na área da saúde, mostrou projetos que já estão em funcionamento no Brasil e as projeções futuras para o setor. "Na nossa visão, no futuro, os médicos terão em mãos todas as informações relevantes do paciente, como sintomas, diagnóstico e até dados sobre alimentação e atividades físicas, para a tomada de decisão", afirmou.



A programação completa do evento está disponível no site: http://www.ecotic.net.br/programacao/. O ECO.TIC 2016 é realizado no Espaço Villa Planalto, na Avenida Tiradentes, nº 6.429, em Londrina.

Publicidade


Realização


O ECO.TIC 2016 Health Tech é uma realização do Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação de Londrina e Região, em parceria com o Sebrae/PR, a Central de Inovação, Desenvolvimento e Negócios Tecnológica (CINTEC), o Sindicato da Indústria de Software do Paraná (Sinfor), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)/Instituto Senai de Tecnologia (IST) e o Grupo Salus (Saúde Londrina União Setorial).


Sobre o Sebrae/PR


O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Imprensa Sebrae/PR - Regional Norte: Amanda de Santa
(43) 9917-7751/ (43) 8808-2598/ (43) 3254-8752 [email protected]
Coordenação Savannah: Jaqueline Gluck (41) 3035-5669 | 9602-7541
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade