Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

PARE AGORA! NEM PENSE EM COMPRAR FÃS NO FACEBOOK!

10 fev 2014 às 20:53
Joilson "Tito" Demuner -
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

PARE AGORA! NEM PENSE EM COMPRAR FÃS NO FACEBOOK!

Londrina 10, Fevereiro 2014

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Autor:Joilson "Tito" Demuner

Leia mais:

Imagem de destaque

Empresas de alto potencial inovador apresentam tecnologias para o setor agro em Londrina

Imagem de destaque

Aprenda a criar uma startup em apenas três dias

Imagem de destaque

Aceleradora de protagonismo social chega a Londrina nos meses de julho e agosto.

Imagem de destaque

Sercomtel tem 30 dias para elaborar Plano de Saneamento


Imagine a seguinte cena: Você está numa reunião com seu cliente e ele fala que quer mais fãs na página do Facebook. Aí, você explica que dá para investir em Facebook Ads para aumentar o número de fãs interessados no conteúdo da sua marca no Facebook. Em questão de segundos, o cliente já manda aquela "quanto eu vou gastar para isto?".

Publicidade


Reunião finalizada e aparentemente tudo ocorreu bem. Você volta para o seu escritório e ao acessar o Google, dá de cara com um anúncio "10 mil fãs por R$120″. A proposta é tentadora. Mas, pare por aí agora porque este número representa novos fãs que NÃO ESTÃO INTERESSADOS NA SUA MARCA OU PÁGINA QUE VOCÊ GERENCIA no Facebook. Você conseguirá aumentar os likes, no entanto, assim que eles perceberem que estão fazendo parte de uma página que não curtiram, na hora vão "descurtir" e você perderá um a um e o dinheiro gasto. Valor que poderia ter sido investido em Facebook Ads.


Em entrevista (por e-mail) ao blog, a consultora, escritora, palestrante nas áreas marketing digital, inovação e educação, Martha Gabriel, disse que a compra de likes não faz sentido, porque além de ser antiética, tende a não trazer benefícios reais e duradouros para a empresa, podendo ainda causar grandes prejuízos de imagem para a marca.

Publicidade


Martha Gabriel, que de acordo com a Online Universities é apontada entre os Top 100 professores experts em tecnologia no mundo, listada entre os 50 profissionais mais inovadores do mundo digital brasileiro pela Revista ProXXima e rankeada entre os Top 50 Marketing Blogers mais influentes do mundo pelo KRED, fez uma analogia da compra de likes com a nossa vida offline: "A compra de likes no Facebook seria equivalente a comprar amor, ou seja, não funciona. Se um amor não é verdadeiro, um relacionamento não se desenvolve e, na maior parte dos casos, cria diversos pontos de conflito na relação justamente por não haver uma conexão verdadeira com o outro, piorando assim a relação".


Martha Gabriel
Martha Gabriel


Martha ainda ressaltou na alusão que uma pessoa que paga um acompanhante, obtém apenas a ilusão da relação, sem os benefícios reais emocionais, pois o vínculo é justamente o outro, o financeiro. Assim, da mesma forma, a compra de likes no ambiente virtual tende a ter o mesmo efeito – faz parecer que se tem sucesso, quando na realidade não existe um vínculo real para garantir relações empresariais duradouras e benéficas para ambas as partes.

Publicidade


A analista de Redes Sociais, Aline Sant´Anna, afirmou que comprar likes/fãs/seguidores em geral (Facebook, Twitter/Instagram/Youtube) não é apenas errado, como também, você joga dinheiro fora, porque o volume não irá influenciar no seu sucesso.


Aline Sant Anna
Aline Sant Anna


Sant´Anna destacou que o dinheiro mal gasto nestas compras irreais de fãs poderia ser investido em anúncios no Facebook e no meio offline também.

Publicidade


"Faça uma promoção, um sorteio, divulgue no jornal local da sua cidade, faça flyers e distribua em locais que o seu público alvo frequenta. Essas ações não irão apenas aumentar seus fãs no Facebook, mas irá divulgar seu produto/marca para pessoas que realmente o irão consumir", Aline.


Portanto, concordo com as opiniões acima e reafirmo o que Aline Sant´Anna disse: invista esse dinheiro em ações que irão trazer um resultado final satisfatório. Você provavelmente não irá conseguir 50 mil fãs do dia para a noite dessa maneira. Mas é melhor 2 ou 3 mil fãs que conhecem e consomem a sua marca (ou seja: te darão lucro/retorno), do que 50 mil fãs a deriva.



Joilson "Tito" Demuner
Jornalista MTB 9418/PR
Assessor de Comunicação e Analista de Redes Sociais

Fonte:http://titocompartilha.wordpress.com/2014/02/10/para-agora-nem-pense-em-comprar-fas-no-facebook/


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade