Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Natal: O mundo explode em amor?

08 jan 2024 às 06:40
- Imagem gerada pela IA do Bing
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na época de Natal as frases exageradas e as mentiras andam soltas pelas redes sociais. Entre as mais chamativas que observei,  destaco essa: “Natal, o mundo explode em amor!”

Explode em amor? Será que a autora dessa frase não pôde ouvir o som ensurdecedor das bombas e dos mísseis lançados nas Guerras da Ucrânia ou na Faixa de Gaza? Ou o som de outras Guerras, menos divulgadas, como as de Mianmar e Sudão. É assustador, não é verdade?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Ainda questiono o porquê de o Papa estar pedindo paz ao mundo, estar rezando pela paz, se o mundo é um paraíso de amor? Por que só aumenta o número de crianças mortas nas guerras?

Leia mais:

Imagem de destaque

Análise de haicais de Guimarães Rosa e haicais de Carlos Martins

Imagem de destaque

Dia do Livro - haicais de Isabel Furini, Gisela Bester, Vanice Zimerman e Sonia Cardoso

Imagem de destaque

Dia dos povos indígenas

Imagem de destaque

Ódio - Miniconto de Araceli Otamendi


Alguém me disse que a autora da frase menciona isso porque é “muito positiva”. Por favor, somos adultos! Vamos deixar as brincadeiras para as crianças. Com certeza, deve estar em um bom momento. Mas, acredito que se alguém com 60 anos de idade, ou mais, que ainda não notou que a vida tem altos e baixos, bons e maus momentos, é porque não tem discernimento suficiente para enxergar a realidade.

Publicidade


Rosani Abou Adal, em seu novo livro “Sonho ilusório”, denuncia em seu poema Torturador Invisível: “Voz rouca e muda implora um prato de comida”. Se o mundo estivesse explodindo em amor, não haveria tantas crianças morrendo de fome.


Existe amor no mundo, sim. Há amor no círculo familiar, no círculo das amizades ou mesmo entre colegas, mas o mundo está carente de amor, carente de relações justas entre os países, entre as diferentes raças. Não existe amor, existe intolerância entre as diferentes ideologias. 

Publicidade

A felicidade para alguns, nessa época de festividades, se reduz a vestir roupas novas, de grifes famosas, e ter uma mesa farta. Isso é uma prova da superficialidade de nossa civilização, que nos faz lembrar de um castelo de areia na praia: instável e condenado a ser levado pelos ventos a qualquer momento.


O que mais me surpreende é a insensibilidade, quase patológica, de quem tem mais de 60 anos, vivendo em um mundo cheio de guerras, com crianças passando fome em muitos países, e ainda assim afirmar com leviandade e indiferença que neste Natal o mundo explode em amor. Tenha cuidado, senhora possuidora de uma superficialidade que assusta, pois a próxima explosão que ouvir poderá ser de uma nova guerra ou de um vulcão entrando em erupção.


Isabel Furini

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade