Nosso entrevistado é Márcio Kieller, cientista social com mestrado em Sociologia Política de formação, bancário de profissão e dirigente sindical. Márcio é um dos autores de Velhos vermelhos Adriano Codato e Marcio Kieller (Orgs) Editora da UFPR – Série: PesquisaSociologia, História e Biografia.
Os homens antigos gostavam de reunir-se ao redor do fogo e contar e escutar histórias, mas qual é o papel da literatura na sociedade atual?
A cada dia que passa a literatura tem sido deixada de lado principalmente por nossos jovens. A sociedade atual é muito mais a sociedade do visual do que a da construção social através de referências históricas e literárias. E isso tem feito com que os jovens tenham contato com os clássicos da nossa literatura de forma adaptada. A cada dia que passa, existem estatísticas que nos demonstram que as pessoas leem menos. Porém, com o advento da informática, elas têm mais contato com informações, mesmo que fragmentadas. Como havia dito acima, o contato da nossa juventude com informações e com os fatos atuais é de forma muito mais visual. E podemos ver essa comparação se colocarmos lado a lado um site com indicações de livros, literatura e bibliografias e outro que coloque vídeos e músicas. Qual dos dois será mais acessado? Porém, acredito que as sociedades não podem abrir mão de investir no incentivo à leitura para que nossos jovens conheçam os nossos clássicos da literatura. Não podemos deixar que nossos filhos, nossos jovens passem para a fase adulta sem que tenham tido contato com livros clássicos como o Pequeno Príncipe, Romeu e Julieta, As Viagens de Gulliver, além dos nossos clássicos infanto-juvenis como Monteiro Lobato ou mesmo Jorge Amado. Ou seja, mesmo que seja feita por meio de outras abordagem a literatura ainda cumpre um papel importante na formação de um cidadão mais pleno e consciente.
2. O escritor Castello fala que Dom Quixote ficou louco lendo livros de cavalheiros e Madame Bovari sonhava com os livros cor-de-rosa. A literatura pode mudar uma sociedade, suas ideias, seus gostos?
A literatura é um dos pilares fundamentais de uma sociedade desenvolvida, faz com que pensemos e principalmente que tenhamos noções de organização e costumes antigos, de como se organizavam as sociedades e como era o comportamento das pessoas. Mas, além de nos dar essas noções, ela nos traz as experiências dos personagens e povos que passaram dificuldades, enfrentaram problemas, nos levando a conhecer como viveram nossos antepassados. A literatura é uma fonte de acúmulo de conhecimento e cultura que não seca. É dever de todo cidadão, levar para todos os benefícios da cultura, pelo incentivo à leitura de clássicos da nossa literatura. Só assim teremos uma sociedade melhor para nossas futuras gerações.
3. Por que os livros de vampiros estão vendendo muito entre adolescentes?
Os livros voltados para o público adolescentes têm voltado a vender muito. Por causa da abordagem literária que as novas edições estão tendo para a edição dos clássicos, outro elemento importante para que esses livros vendam bastante é que muitas vezes são lançados no cinema antes de ganharem as prateleiras das livrarias. Esse marketing faz com esses temas vendam muito, e nesse meio estão os livros de vampiro, que não são exclusivos, pois vejam os sucessos de venda que são os livros do Harry Potter, ou a trilogia de as Crônicas de Nârnia, dentre outros. Mas o fato é que esses livros têm alavancado as vendas de muitas editoras no mundo todo.
4. Para o escritor Vargas Llosa em épocas tumultuadas as pessoas deixam de ler poesia e preferem ler romances. Você está de acordo com essa afirmação?
Infelizmente, concordo, mas vou além, pois o problema é mais grave porque as pessoas têm deixado não só de ler poesias, mas os romances também, pois se não existir um bom marketing sobre a obra lançada, por melhor que ela seja, ela é pouco lida. E isso se deve muito à Internet. Nos dias de hoje, você tem o ritmo de leitura diminuído porque aumenta o tempo passado em frente ao computador. Isso é ruim para as futuras gerações que não leem e isso faz com que tenham menos condições de compreensão e interpretação. O que é muito caro para as pessoas nos dias de hoje. Então, quiçá tivéssemos apenas a troca da poesia pelos romances. Mas nos dias de hoje as pessoas estão trocando a leitura de forma sistemática pela leitura pequena, dos e-mails e bate-papos virtuais.
5. Quais são seus livros e autores preferidos.
Meus livros preferidos são os clássicos da ciência política. Muitos deles são uma ode à sociologia e à filosofia: os bons livros de Marx, Engels e Lênin, e os clássicos do contratualismo do século XVI, Hobbes, Locke, Rousseau. E para os momentos de lazer, gosto muito da literatura brasileira de Jorge Amado. Mas meu livro preferido é o romance Não verás País Nenhum, de Ignácio Loyola Brandão, Mas gosto também dos romances de Marcelo Rubens Paiva, como Feliz Ano Velho e Blecaute. Além dos livros de Rubens Fonseca, entre os quais eu cito A Grande Arte. Acredito que a literatura brasileira é muito produtiva e tem bons autores, pena que o ritmo da leitura decresce a cada dia, não só no nosso País, mas em todo mundo.
Pensativa, desenho de Jorge Bohaczuk