Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Eu, o outro e o abismo

08 fev 2018 às 11:08
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Simplesmente, o envolvimento entre "nós" (o "eu"), o "outro" e o inferno – ou o que esse casamento acarreta - é sobremodo complexo e interessante. Sartre (1905-1980)1 presenteia a nossa eterna tentativa de melhor compreender e/ou buscar um sentido à vida em comum (coletiva) com a emblemática frase conclusiva de sua peça intitulada Entre Quatro Paredes.

[...] Sartre encena um inferno contemporâneo, em sua peça Entre Quatro Paredes: se somos definidos pelos Outros quando estamos vivos, por seu olhar impiedoso que revela a nossa feiúra ou a nossa vergonha, ainda podemos nos iludir com a possibilidade de que esses outros não nos vejam como somos. No inferno sartriano (um quarto de luz sempre acesa e porta fechada, no qual três pessoas que nunca tinham se visto antes terão de conviver eternamente), ao contrário, não se pode escapar do olhar do Outro e vive-se apenas de seu desprezo. Um dos personagens grita: "Abram, abram, vamos! Eu aceito tudo: as botinadas, os ferros, o chumbo quente [...] ‘Mas em vão:’ [...] Fornalhas, grelhas... Ah que piada! Não precisa nada disso: o inferno são os Outros." (SARTRE, Entre Quatro Paredes. In: ECO, História da Feiúra, 2007, p. 89).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



O pavor de que outras pessoas ou outras coisas (reais ou não-reais) possam causar-nos algum mal é tão velho quanto o surgimento da convivência humana. Criam-se monstros para assustar as crianças, como o nosso bicho-papão ou o "homem de areia" (sandman) do escritor, contista e crítico de música alemão Ernest Theodor Wilhelm "Amadeus" Hoffmann (1776-1822), o qual "é um homem mau que aparece aos pequenos desobedientes (que não querem ir para a cama) jogando-lhes areia nos olhos até que estes saltem das órbitas; então ele os guarda e leva para a Lua" (ECO, p. 316).

Leia mais:

Imagem de destaque

Joana D’Arc: Só falando de coisas boas, 2ª parte

Imagem de destaque

Só falando de coisas boas...

Imagem de destaque

Reflexões sobre a Páscoa

Imagem de destaque

Mentiras deslavadas propagadas... Mentes mais e mais travadas e caudatárias


O "medo do outro" é tão arraigado e profundo em todos os homens que suscita o hábito universal da derrisão, do escárnio. Isso significa que há uma necessidade tanto das gentes do povo como das da "elite" de se ridicularizarem mutuamente para assegurar condição social, política ou religiosa. E nada melhor do que se utilizando de ironia, que é "a brincadeira que se esconde atrás do sério e visa alguém" (MINOIS, p. 459 e 517). Muito se apregoa que o ser humano é o único bicho que tem a capacidade de rir... Tenho minhas mais inquietantes dúvidas. Volta e meia vejo sorrisos ou humores estranhamente lúdricos em cães, gatos ou em qualquer espécie de animal que apareça em programas televisivos do National Geographic ou do Animal Planet Channel!
Voltando ao "outro", a essa praga que atormenta a todos os "eus" existentes (E a reciprocidade é verdadeira!), a esse ente sempre próximo de parecença e parentesco confirmadíssimos com o inimigo ou adversário bíblico,2 abrem-se os portões da antropofagia. Portanto, o nosso admirável mundo humano não passa de uma sequência histórica de amontoados de coexistências e devorações. Mas, que não se traduza tal realidade apenas para um discurso pessimista (ou fatalista), afinal, como diz o pensador tcheco-brasileiro Vilém Flusser: "O canibalismo é o próprio mecanismo da evolução, do ‘progresso’" (2011, p. 38 e 107).

Publicidade


Enfim, para Sartre - e para os seres pensantes menos hipócritas que o normal - o coletivo do bicho homem, traduzido em sua forma de relacionar, ou seja, a convivência humana é o verdadeiro (e único) inferno. Um abismo assombroso que danifica a mente das pessoas alterando seus comportamentos, tanto o externo (público) como o ob-reptício (absconso e ardiloso). O tema da coexistência chama à baila a questão do bem e do mal que em posterior momento, aqui, será tratada com mais cuidado. Porém, uma "palhinha" se segue. Desde Heráclito (535-475 a.C.), fala-se em uma disposição tolerável de duas forças antagônicas universais quase tal qual ocorre na música, em que se faz mister o perfeito ajuste ou combinação harmônica final de notas opostas, isto é, graves e agudas. Os primeiros filósofos gregos, no início, importam-se apenas com o problema do universo e as leis que o controlam. "Para eles, portanto, a bondade deve ser encontrada em harmonia com aquelas leis. Mais ainda, estavam tão empolgados por essa ideia, que o próprio mal não os interessava muito" (FROST Jr, p. 88-90). Quando os filósofos mudam o seu foco de interesse para o homem, começam a questionar seriamente o modo de vida e as relações das pessoas o que suscita novas (e profundas) considerações a respeito do bem e do mal.


REFERÊNCIAS

Publicidade


ECO, Umberto. História da Feiúra. Rio de Janeiro: Record, 2007.


EDDIE. A famosíssima mascote do grupo inglês de Heavy Metal Iron Maiden, contribuindo com a pintura gritante de Munch. Imagem extraída do LP single The Reincarnation of Benjamin Breeg (2006), com ilustração de Melvyn Grant. Formato JPEG. Disponível em: www.maidonian-city.de. Acesso em: jul. 2012.

Publicidade



FLUSSER, Vilém. Vampyroteuthis infernalis. São Paulo: Annablume, 2001.


FROST JR, S. E. Ensinamentos Básicos dos Grandes Filósofos. São Paulo: Cultrix, 1961.

Publicidade


GRITO, O. Imagem da obra homônima do pintor norueguês Edvard Munch (1863-1944). Formato JPEG. Disponível em: www.wikipedia.org. Acesso em: jul. 2012.


RUSSELL, Jeffrey Burton. O Diabo: as percepções do mal da antiguidade ao cristianismo primitivo. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

Publicidade


BIBLIOGRAFIA CONSULTADA


Dicionário de Filosofia. Dirigido por Robert Audri. São Paulo: Paulus, 2006.

OLIVER, Martyn. História Ilustrada da Filosofia. Barueri: Manole, 1998.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade