Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mostra de Histórias em Quadrinhos na Faculdade Teológica Sul Americana

06 nov 2019 às 13:00

Compartilhar notícia

- Divulgação - FTSA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem nunca se encantou com as histórias em quadrinhos? Este tipo de literatura, que se utiliza de linguagem verbal e não-verbal e muita imagem, também integra dezenas de artes reconhecidas para contar uma história. A narrativa sequencial estimula a imaginação e tenta levar o leitor para dentro do enredo, com seus personagens e suas onomatopeias.

Essa tipologia textual, em geral consumida por entretenimento, costumava ser rejeitada em espaços universitários e mantida à distância de projetos científicos. Mas, essa história vem mudando. Ao longo dos anos, é possível observar que a HQ vem ganhando maior apreciação, tornando-se também instrumento para divulgar e refletir temas, digamos, mais sérios. Exemplo disso, são as publicações da Editora Nemo que já abordou sobre autismo, síndrome de Down, Aids e outras temáticas sociais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para conhecer esse universo, lúdico, cultural, mas também de interpretação consciente da vida humana, a FTSA está realizando sua primeira Mostra de Histórias em Quadrinhos, sob o tema: O universo ambíguo da realidade. O projeto desenvolvido pela Coordenação de Pesquisa e Extensão estende a programação de exposições da Biblioteca, ficando aberta à comunidade de 4 a 29 de novembro, das 14 às 21 horas.

Leia mais:

Imagem de destaque

Apple TV+ revela atrações na CCXP24 com 'Ruptura' e 'Entre Montanhas

Imagem de destaque
Resenha

Coringa: Delírio a Dois – Um Musical de Loucura e Romance que Divide Opiniões

Imagem de destaque
El Hero na BGS 2024: Battle Royale de El Gato terá beta e meet & greet

Brasil Game Show terá presença do El Hero, Battle Royale idealizado por “El Gato” e desenvolvido pela Moonite Games

Imagem de destaque
Londrina Geek

Jun Senoue, compositor de Sonic the Hedgehog, participará da Brasil Game Show


As obras expostas ao público são do estudante de teologia e colaborador da FTSA, Fábio Soares Costa. São oito coleções, totalizando mais de 100 volumes de HQs, na sua maioria em encadernações especiais e muitas delas premiadas. Entre exemplares de super-heróis e turma da Mônica, também se encontra títulos como: O diário de Anne Frank (Ed. Record), Não era você que eu esperava (Ed. Nemo), e outros.

Publicidade


Para explicar um pouco mais sobre a exposição, sua temática e a aproximação da HQ com a Teologia, o coordenador de Pesquisa e Extensão, Prof. Ênio Caldeira (graduado em Letras e mestrado em Teologia) respondeu algumas perguntas. Confira a seguir:


A que se deve o crescimento da HQ, nos últimos tempos, inclusive na abordagem de grandes temas sociais?

Publicidade


Este tipo de tipologia textual favorece a difusão de grandes temas porque reúne a escrita e a imagem em conjunto com produção de sentido e significado para o leitor. Não é somente pelo gosto da história com imagens, mas do enredo, dos cenários e do uso da imaginação, que é fonte criativa da interpretação lúdica e consciente acerca dos movimentos da vida humana.


Por que trazer uma exposição como esta para a faculdade de teologia?

Publicidade


Na FTSA, é a primeira vez que se entende a relevância deste tipo de leitura para o contexto da formação teológica. Enquanto a imagem juntamente com o texto produz interpretação imediata na HQ, a leitura de textos bíblicos requer esta criação. Por isso, a Bíblia em Ação também é uma resposta à demanda do público que aprecia HQ.
É possível encontrar nas HQs, assuntos acerca da vida, dos conflitos, das necessidades e das responsabilidades de liderança; temas muito integrados à teologia. Além disso, é uma oportunidade de conhecimento. A FTSA procura trazer, o que é também uma exigência acadêmica, o fomento da cultura para seus estudantes.


O que a HQ tem a ver com a teologia?

Publicidade


A princípio, a HQ tem que ser encarada como uma técnica de ensino. Afinal, os objetivos educacionais podem ser atingidos com maior rapidez se a literatura em quadrinhos for utilizada como recurso didático. O uso de imagens ilustra os grandes temas abstratos que compõem o pensamento teológico. A salvação, por exemplo, é ilustrada pela cruz; o perdão divino é contado por uma parábola de dois jovens e um pai; o grão de mostarda figura o crescimento e a grandeza do reino de Deus, entre outros. Assim como a igreja encabeça a missão de resgate da criação, os super-heróis são representações dos missionários que vão aos quatro cantos da terra promover transformações sociais. Da mesma forma que as pesquisas científicas oferecem respostas às limitações e doenças da humanidade, os quadrinhos tratam de temas sociais relevantes com alta aceitação e promoção de resultados, tais como: autismo, síndrome de Down, soropositivos, violência doméstica, etc. A metodologia por trás das HQs é o resultado layoutista de uma profunda reflexão sobre a realidade: método idêntico ao da teologia.


Por que o tema "O universo ambíguo da realidade"?


O título dado à exposição de quadrinhos é também fruto de uma reflexão sobre os desafios da teologia contemporânea e da prática pastoral. Ao ler um compêndio de teologia sistemática, o leitor precisa ser minucioso quanto à aplicação dos procedimentos de contextualização. Um conceito teológico nem sempre significa a apologia de uma doutrina. E um dogma não ilustra necessariamente o axioma da transformação de vida. Os quadrinhos são representações próximas do imaginário de redenção e de felicidade humana. No entanto, o enredo deles direciona para a compreensão de um outro mundo, de uma outra realidade e até mesmo de um outro universo. A Ilha Paraíso, por exemplo, é um lugar governado por Hipólita, a rainha das amazonas - uma sociedade genuinamente estruturada pelas relações da sororidade. Afinal, nesta ilha as mulheres são atléticas, empoderadas, competentes e hábeis no trabalho, respeitadas e direcionadas pela verdade (laço), defesa (braceletes) e transparência (avião invisível). A Mulher Maravilha revela ações pastorais acerca da relevância do trabalho feminino no resgate da sociedade. Na Ilha Paraíso ela pode sim fazer tudo isso, mas na igreja e na sociedade ela não tem espaço. É notório como os espaços influenciam a realidade do ser mulher!

Serviço: Mostra de Histórias em Quadrinhos: O universo ambíguo da realidade
Data: De 4 a 29 de novembro de 2019
Hora: das 14h ás 21h
Local: Biblioteca da FTSA
Entrada: aberto à comunidade


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo