Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Abasteci com combustível adulterado, o que devo fazer?

17 abr 2018 às 14:47
- Felipe Rocha dos Reis
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ponteiro aponta para a letra E, indicando que já é hora de reabastecer. A luz da reserva também acende no painel e, nessas horas, nem sempre dá para escolher o posto mais confiável. Ou, por muitas vezes, o preço acaba sendo um atrativo e, quando viu, já foi: abasteceu com combustível adulterado.

A adulteração ocorre quando o dono de um posto, intencionado apenas no lucro imediato, dilui produtos diversos no combustível, e isso com certeza pode causar danos ao motor. São geralmente solventes de uso industrial - etanol e metanol são os mais comuns. A boa notícia é que o carro é quem vai denunciar ao dono a falcatrua do mal intencionado. Resta saber o que o seu automóvel quer te dizer!

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os sinais de um combustível adulterado

Leia mais:

Imagem de destaque
Oficina Londrina

Testamos a Nova Lander 250 ABS. Confira!

Imagem de destaque
Oficina Londrina

Londrina abre o calendário do campeonato de Turismo Nacional

Imagem de destaque
Oficina Londrina

Como cuidar da relação da sua moto

Imagem de destaque
Oficina Londrina

Peugeot revela o novo 208; confira as fotos


Algumas vezes, a percepção de um combustível adulterado é imediata. Ao sair do posto de combustível, percebe-se perda de potência e até uma mudança no som do motor. Pode estar acontecendo a detonação. Em resumo, a detonação é quando há mais de um ponto de combustão dentro da câmara. Isso aumenta a pressão dentro do cilindro, podendo trazer problemas futuros, caso se repita por muito tempo.

Publicidade


Mas como nem sempre a percepção é imediata, outros fatores a serem observados são: a dificuldade em funcionar o motor nas manhãs mais frias (mesmo abastecido com gasolina) e o consumo de combustível, ou seja, um tanque rende menos do que deveria.


Em relação à partida a frio, tal dificuldade se deve ao excesso de etanol ou até mesmo metanol no combustível.

Publicidade


Quanto ao consumo, você vai ter de observar o do seu carro. Se o combustível está rendendo menos, faça um teste abastecendo em um outro posto que é de sua confiança e refaça a média.


Abasteci, e agora?

Publicidade


Dificilmente o motor vai quebrar e parar na primeira abastecida de combustível batizado, mas fique atento aos sinais. Continuar abastecendo com uma gasolina rica em solventes pode fazer com que o motor, que estava sofrendo com a detonação, passe a sofrer com a pré-ignição, algo mais grave, já que não apresenta barulhos, e pode até furar o pistão do seu carro silenciosamente. Quando vê, já é tarde!


Se o carro ficar muito ruim, o ideal é levá-lo a um mecânico e pedir para retirar o combustível. Depois disso, abasteça com uma gasolina aditivada ou etanol (nos carros flex) num posto em que você tenha total confiança. Pode encher o tanque mesmo, para que a proporção do combustível bom seja consideravelmente maior.

Publicidade


Caso a luz da injeção eletrônica acenda, vá para a oficina de sua confiança e verifique. Os combustíveis adulterados podem causar um entupimento dos bicos injetores, sujar e estragar as velas, contaminar sensores, saturar filtros e, em alguns casos, até estragar a bomba de combustível.


Como se prevenir?

Publicidade


Não tem segredo. Se o combustível estiver muito barato, desconfie, geralmente alguma coisa tem!


Pra quem viaja muito, algumas vezes, o motorista se vê obrigado a abastecer nesses postos "estranhos". Quando não houver opção, não encha o tanque... Abasteça o suficiente para chegar ao próximo posto.

Publicidade


E sempre que for abastecer (mesmo em postos com bandeira), peça a sua nota fiscal. Caso o combustível venha a causar algum problema no seu carro, procure o Procon e denuncie. Se conseguir provar na Justiça que aquele produto trouxe problemas ao seu carro, o dono do posto terá de arcar com os seus prejuízos.


Siga-nos no facebook: facebook.com/oficinalondrinablog
Estamos também no Instagram: @oficinalondrina

Valeu!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade