10/08/20
28º/15ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Felipe Rocha dos Reis
Felipe Rocha dos Reis
12/11/2018 - 10:16
Imprimir Comunicar erro mais opções
Divulgação - Chevrolet
Divulgação - Chevrolet


A pioneira no seguimento de carros elétricos no Brasil, a partir do ano que vem, terá companhia. A BMW i3, único carro elétrico comercializado oficialmente em território nacional, agora terá como concorrentes a Renault, Nissan e a Chevrolet.

Apesar de estar longe de se popularizarem no Brasil, devido ao alto preço, principalmente, as marcas estão apostando na categoria. Em um trânsito cada vez mais urbano e o combustível cada vez mais caro, as baterias parecem ser a melhor opção. Enquanto estes três são oficialmente lançados, outras marcas demonstram a possibilidade de trazer seus carros pra cá, além de seus projetos em andamento.

Mas, vamos falar sobre esses três, Renault Zoe, Nissan Leaf e Chevrolet Bolt. Começando pelo pequeno francês.

Renault Zoe
Divulgação - Renault
Divulgação - Renault


O menorzinho dos três, o Zoe já é vendido na Europa. Na Inglaterra, ele não sai por menos de £ 21900,00. Mais caro que uma SUV Captur, que lá é vendida por 18300 libras em sua versão mais cara.

Importado, aqui no Brasil será vendido por 149.990,00. Valor mais conhecido como 150 mil reais(!!!).

Seu motor, elétrico, é capaz de produzir 110 cavalos e 22,9 kgfm de torque. Isso para um carro de 1575 kg. Pesadinho, mas não tem como fugir das baterias. Em dimensões, são 2588mm de entre-eixos e 4084mm de comprimento total, um pouquinho maior que um Fiat Argo. O porta-malas dá pra ver que é bem pequeno...

Nissan Leaf
Divulgação - Nissan
Divulgação - Nissan


O representante elétrico da Nissan, têm medições parecidas com a de um Ford Focus. 2700mm de distância entre-eixos e 4490mm de comprimento total.

Internamente, o carro é muito completo... Painel completamente digital, e total conectividade. Em relação a segurança, o Leaf possuí diversos sensores, como de alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa e assistente inteligente de frenagem.

Divulgação - Nissan
Divulgação - Nissan


Também vendido na Europa por um preço salgado (a partir de £26190 na Inglaterra), o Leaf traz um motor de 150 cavalos e 32,6 kgfm de torque. Algo muito bom para os seus pouco mais de 1500 kg.
Se o preço já é salgado lá, imagina por aqui? R$ 178.400, é mole? Haja tecnologia pra tentar justificar o preço...

Chevrolet Bolt
Divulgação - Chevrolet
Divulgação - Chevrolet


O elétrico da Chevrolet é o mais potente dos três. São 203 cavalos e 36,7 Kgfm de torque para os seus 1625 kg. O carro é semelhante a um Honda FIT, quase um monovolume, com as dimensões muito parecidas. 2600mm de distância entre-eixos e comprimento total de 4165mm. Levemente maior que o monovolume da Honda.

Com um preço também pouco atrativo, o Chevrolet Bolt sai por 175 mil reais. Infelizmente, ainda são muito caros, e não só no Brasil. Nos EUA, ele é vendido a partir dos 37 mil dólares, algo em torno de 142 mil reais. Mais caro que Equinox e Camaro.

Certamente, num futuro não tão distante (assim espero), esses carros vão realmente se popularizar, e os preços tendem a baixar. Enquanto a gente espera, esses carrinhos terão preço de carros de luxo.


Curta nossa página no Facebook
Siga-nos no Instagram
COMENTE ESTE POST

 Caracteres restantes : 2000
Felipe Rocha dos Reis
 
Nascido em São Paulo, Felipe Rocha dos Reis sempre foi um entusiasta por carros e motos. Quando criança - ao contrário dos outros garotos que queriam ser jogador de futebol – Felipe sonhava em ser mecânico da Formula 1. Cursou Técnico em Mecânica pelo SENAI, Tecnologia Mecânica pela UTFPR e está na reta final de Engenharia Mecânica pela Faculdade Pitágoras - Londrina. Trabalha como projetista de máquinas industriais, mas não deixou de lado toda paixão e expertise pelos automotores de duas e quatro rodas.



ARQUIVO
Mês
Ano
AVISO: Opiniões e informações contidas nos blogs hospedados nesta plataforma são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem os valores do Portal Bonde.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
 
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados