Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Confira dicas para economizar combustível no dia a dia

12 dez 2017 às 14:47
- Felipe Rocha dos Reis
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Já virou rotina: quase toda semana, temos um anúncio sobre aumento no valor dos combustíveis. Aqui em Londrina, o valor da gasolina nas bombas já passa dos R$ 4. O etanol nem sempre compensa, já que o rendimento é menor. Pensando nisso, vamos dar algumas dicas de como economizar, seja no seu carro ou na sua moto. Confira!!!

Cuide da aceleração
Não tem jeito, o maior vilão no consumo de combustível se chama acelerador. Quanto mais você pisar (ou quanto mais o cabo enrolar), mais o seu carro ou moto vai beber. Como diz o ditado, cavalo que corre também quer pastar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para economizar, tudo deve começar pela observação do tempo certo na troca de marchas. Todo veículo tem a sua faixa ideal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Oficina Londrina

Testamos a Nova Lander 250 ABS. Confira!

Imagem de destaque
Oficina Londrina

Londrina abre o calendário do campeonato de Turismo Nacional

Imagem de destaque
Oficina Londrina

Como cuidar da relação da sua moto

Imagem de destaque
Oficina Londrina

Peugeot revela o novo 208; confira as fotos


Essa troca deve ser feita antes de um giro excessivo do motor e logo depois do ponto em que não vai faltar força para o carro. Não existe receita de bolo para isso, vai da sensibilidade de cada motorista.

Publicidade


Para os motociclistas, vale mais uma palavrinha: por mais bonito que seja o ronco da sua moto, evite esticar as marchas ou levá-las ao corte de ignição. Isso certamente fará bem ao seu bolso e ao ouvido alheio.


Ar condicionado
Este é o preço do conforto: um elevado consumo de combustível e, de quebra, perda de desempenho. Isto acontece porque o motor precisa transmitir parte da potência para o sistema de ar condicionado, acionando mais uma polia.

Publicidade


Evite usá-lo em dias mais frescos ou durante a noite, que costuma ter uma temperatura mais amena.


Cuidado com os pneus
A calibragem correta dos pneus é de extrema importância para um menor consumo. Um pneu com a calibragem baixa exige um maior esforço, aumentando o consumo.

Publicidade


O alinhamento do carro também faz toda a diferença, um carro desalinhado aumenta o atrito com o solo, reduzindo a eficiência.


A vida útil do pneu também melhora quando esses itens estão em dia, então, caso esteja tudo certo com o seu carro, você está economizando duas vezes!

Publicidade


Mantenha a manutenção do motor em dia
Um motor mal cuidado pode te trazer sérios problemas. Antes mesmo de uma falha mecânica, o propulsor costuma avisar de alguma forma. Uma delas, pode ser no aumento do consumo de combustível.


Peças simples, como as velas e seus cabos, se estiverem em mau estado, aumentam consideravelmente o consumo do carro, pois são responsáveis pela faísca gerada na câmara de combustão. Uma faísca fraca, irregular ou disparada no tempo errado pode causar o aumento do consumo ou, até mesmo, danos ao motor.

Publicidade


Outro ponto que influencia no consumo é a lubrificação. Caso o nível do óleo esteja abaixo do recomendado, o atrito dentro do motor será maior e, além de gerar um maior consumo, causa um desgaste prematuro das peças. O mesmo se aplica à corrente de transmissão das motos, que deve estar bem regulada e lubrificada.


Porta-malas ou porta-tralhas?
Pare e pense neste momento: o que tem no porta-malas do seu carro? Você precisa carregar isso?

Publicidade


Muitos de nós já colocou alguma coisa no porta-malas e depois esqueceu. Às vezes, só no mês seguinte nos lembramos de retirar aquelas tralhas de lá. Parece besteira, mas, quanto menor o motor do carro, mais diferença isso faz.


Nas motos, aqueles bauletos ou bagageiros devem ser usados apenas para o transporte rápido de coisas, não como a extensão da sua casa.

Curta nossa página no Facebook!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade