Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Na chuva de moto: dicas para pilotagem segura (ver e ser visto)

21 nov 2017 às 15:27
- Divulgação/Alpinestar
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Esta é a segunda publicação a respeito de segurança na pilotagem de uma motocicleta na chuva, e desta vez, vamos focar na visibilidade (se quiser conferir o primeiro texto, sobre frenagem em dias chuvosos, clique aqui!).

O primeiro ponto a ser dito é sobre a importância da boa conservação do capacete. Manter a viseira limpa e sem riscos é primordial para a segurança do motociclista. Se esta estiver em mau estado, ou muito suja, a visibilidade comprometida fará com que o piloto perca a confiança e os riscos aumentem.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quem já passou por isso sabe que é muito complicado. A água da chuva não escoa sobre a viseira e, sem opção, o motociclista passa a mão na lente e, muitas vezes, acaba por piorar a situação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Oficina Londrina

Testamos a Nova Lander 250 ABS. Confira!

Imagem de destaque
Oficina Londrina

Londrina abre o calendário do campeonato de Turismo Nacional

Imagem de destaque
Oficina Londrina

Como cuidar da relação da sua moto

Imagem de destaque
Oficina Londrina

Peugeot revela o novo 208; confira as fotos


Por isso, mantenha o seu capacete limpo, com a lente em bom estado. E é muito simples de manter, pois, normalmente, a viseira é removível. Basta retirá-la e limpá-la por dentro e por fora. Existem produtos especiais para isso, mas, caso você não os tenha em casa, apenas limpe com detergente neutro e água.

Publicidade


Para manter limpo por mais tempo, você pode utilizar lustra móveis. Além de evitar que a sujeira grude na lente, por dentro vai evitar que embace com facilidade.


A importância de ser visto

Publicidade


Devemos sempre lembrar que, a segurança na moto deve ser ativa, ou seja, o piloto deve prever o que é uma ameaça e agir com antecedência. Em dias chuvosos, os carros sempre estarão com os vidros fechados e possivelmente embaçados. Isso afeta a visibilidade do motorista. Por isso, em hipótese alguma, trefegue com o farol apagado (até porque isso é exigido por lei). Dessa forma, mesmo de dia, os motoristas conseguem perceber o motociclista de longe.


Outra dica é evitar os pontos cegos dos carros. Caso vá fazer uma ultrapassam, seja ágil, aproxime-se, contorne e acelere de forma segura para passar logo e depois volte para a faixa. Um sinal de luz ajuda e muito.

Publicidade


Ser ouvido também é importante. Dentro do carro, com os vidros fechados e o barulho da chuva em contato com a lataria, realmente é difícil um motorista notar algo que acontece do lado de fora, porém, a buzina da moto tem aquele som característico, que destoa dos outros sons. Ao se aproximar de um cruzamento por exemplo, um pequeno toque na buzina pode fazer a diferença.


Por fim, outro ponto a ser tocado é em relação à vestimenta. As capas de chuva mais comuns são pretas, porém, prefira as com faixas refletivas. Dê preferência para as capas com cores. Amarelas ou laranjas são as mais visíveis na chuva, de dia ou de noite.


Pilotar uma moto é muito bom. Melhor ainda é ir de moto e chegar bem. Por isso, pilote com segurança!

Curta a nossa página do Facebook!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade