Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Afastamento do trabalho à comissária de bordo gestante e concessão de benefício de incapacidade temporária

20 dez 2021 às 13:52
- PixAbey
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

DiA Turma Regional Suplementar de Santa Catarina do TRF da 4ª Região decidiu, por unanimidade, confirmar a concessão do benefício por incapacidade temporária a uma comissária de voo de 32 anos de idade da Azul Linhas Aéreas Brasileiras afastada de sua função no período de gravidez.

Segundo o colegiado, o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil prevê que em se tratando de segurada aeronauta comissária de voo, a gravidez, por si só, impõe o reconhecimento da incapacidade para o exercício da atividade profissional.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Todavia, no caso em questão, mesmo a mulher tendo sido considerada pela companhia aérea como não apta ao exercício da função, o INSS negou o auxílio na via administrativa, sustentando que a gravidez isoladamente, por não se tratar de doença ou acidente, não justificava a concessão de benefício por incapacidade laboral.

Leia mais:

Imagem de destaque

Reconhecimento da atividade especial como motorista de transporte de combustíveis

Imagem de destaque

Cômputo como especial período em gozo de benefício por incapacidade

Imagem de destaque

Benefício assistencial a portador de síndrome de down

Imagem de destaque

Aposentadoria por Invalidez a trabalhador rural

De forma contrária, o Des. Fed. PAULO AFONSO BRUM VAZ, relator do caso, destacou no voto que a gestação, exceto quando de risco, em regra não enseja a concessão de benefício de auxílio por incapacidade temporária. No entanto, estando comprovado que a autora é empregada na função de comissária de voo; que o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil 67 estipula que, na ocorrência de gravidez, a candidata ou tripulante será considerada não apta para a função e deverá ser afastada e que a autora comprovou, mediante atestado médico, que se encontrava gestante.

O magistrado ainda concluiu que de acordo com o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil, em se tratando de segurada aeronauta comissária de voo, categoria que exige um Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 2ª Classe, a gravidez, por si só, impõe o reconhecimento da incapacidade para o exercício da atividade profissional. Por isso, foi reconhecido o direito ao benefício de auxílio por incapacidade temporária desde a data do requerimento administrativo até o dia anterior ao parto.gite aqui seu texto...

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade