Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Benefício De Prestação Continuada Em Razão De Transtornos Depressivos Recorrentes

03 set 2021 às 14:03
- Pixabey
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A 8ª Turma do TRF da 3ª Região manteve decisão que determinou ao INSS a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a uma mulher com transtornos depressivos recorrentes. Para os magistrados, ficou comprovado que ela está incapacitada para o exercício de atividade laborativa.

O BPC já havia sido concedido em primeira instância. Após a decisão, o INSS recorreu ao TRF3, sustentando o não cumprimento do requisito da incapacidade para a concessão do benefício.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Ao analisar o caso no TRF3, a relatora do processo, Desª. Fed. THEREZINHA CAZERTA, afirmou que o laudo foi produzido por médico de confiança do juízo, que fez a avaliação da paciente e respondeu a todos os quesitos do juízo e das partes. Nesse sentido, sustentou que a perícia se revelou suficiente para a formação do convencimento do juízo, revelando, a insurgência da autarquia, inconformismo insuficiente para gerar dúvidas quanto à integridade do documento médico produzido, ressaltou.

Leia mais:

Imagem de destaque

Reconhecimento da atividade especial como motorista de transporte de combustíveis

Imagem de destaque

Cômputo como especial período em gozo de benefício por incapacidade

Imagem de destaque

Benefício assistencial a portador de síndrome de down

Imagem de destaque

Aposentadoria por Invalidez a trabalhador rural

O laudo médico concluiu que a autora da ação é portadora de transtornos depressivos recorrente e de pânico, apresentando incapacidade total e permanente para o exercício de atividade laborativa. Para tanto, a magistrada ponderou que, considerando a comprovação da doença via laudo pericial, a idade da mulher e a ausência de qualificação profissional, conclui-se que o quadro apresentado se ajusta ao de impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial exigido pela legislação, restando presente, portanto, o requisito para a concessão do benefício. Com esse entendimento, a 8ª Turma, por unanimidade, no proc. 5155252- 61.2020.4.03.9999, negou provimento ao recurso da autarquia federal e confirmou o direito ao recebimento do BPC.

 

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade