Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Licença-adotante e Licença-gestante à servidora pública federal

12 mar 2020 às 14:58
- (Foto: Reprodução/FreePik)
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A 2ª Turma do TRF da 1ª Região, em proc. 0044512-09.2014.4.01.3300, reconheceu o direito de uma servidora pública federal usufruir da licença-maternidade como mãe adotante pelo prazo de 120 dias, prorrogados por mais 60 dias.


A decisão levou em consideração o julgado do STF que adotou a tese de que os prazos da licença-adotante não podem ser inferiores aos prazos da licença-gestante, sendo que o mesmo entendimento deve valer para as respectivas prorrogações, e que em relação à licença-adotante não é possível fixar prazos diversos em função da idade da criança adotada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Na 1ª instância, a impetrante teve seu pleito reconhecido pela 12ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia, fato que levou o Departamento Nacional de Produção Mineral na Bahia (DNPM/BA) a recorrer ao Tribunal. Ao analisar o caso, o relator, Des. Fed. JOÃO LUIZ DE SOUSA, destacou que o STF, ao apreciar o RE 778.889/PE, sob o regime de repercussão geral, declarou a inconstitucionalidade do art. 210 da Lei 8.112/1990, assim como a do art. 3º, §§ 1º e 2º, da Resolução/CJF 30/2008.

Leia mais:

Imagem de destaque

Reconhecimento da atividade especial como motorista de transporte de combustíveis

Imagem de destaque

Cômputo como especial período em gozo de benefício por incapacidade

Imagem de destaque

Benefício assistencial a portador de síndrome de down

Imagem de destaque

Aposentadoria por Invalidez a trabalhador rural

Assim, para o magistrado, existe o direito líquido e certo à ampliação da referida licença quanto aos prazos regulares, de prorrogação, além de à impossibilidade de se conceder prazos diferenciados entre mães gestantes e mães adotivas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade