Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Perdi minha carteira de trabalho. O que fazer quando requerer aposentadoria?

10 set 2019 às 16:22
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma dúvida frequente entre os segurados é a seguinte: serei prejudicado quando do requerimento de aposentadoria caso tenha perdido minha carteira de trabalho?


Quando o segurado extravia a carteira de trabalho há outros meios para comprovação dos vínculos de emprego.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Primeiramente, o segurado deve consultar o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), e caso os vínculos constem no referido cadastro, sem nenhum indicador (indicadores são siglas utilizadas pelo INSS que informam peculiaridades dos períodos de contribuição e podem resultar no não reconhecimento do vínculo), com as devidas informações, os vínculos poderão ser reconhecidos pelo INSS, independente da apresentação de outros documentos, isso porque o CNIS é a principal prova utilizada pelo INSS para comprovação de vínculos de trabalho.

Leia mais:

Imagem de destaque

Reconhecimento da atividade especial como motorista de transporte de combustíveis

Imagem de destaque

Cômputo como especial período em gozo de benefício por incapacidade

Imagem de destaque

Benefício assistencial a portador de síndrome de down

Imagem de destaque

Aposentadoria por Invalidez a trabalhador rural


Após a consulta do CNIS, caso os vínculos do segurado não constem no documento, ou possuam indicador, ou, ainda, falte informações, o segurado poderá comprovar por outros meios, que descreverei abaixo.

Publicidade


Se a empresa em que o segurado trabalhou ainda estiver aberta, ou se mesmo fechada o antigo responsável ainda possua o livro de empregados, o segurado pode solicitar à empresa o fornecimento da folha de registro de empregado.


Ainda, caso não consiga obter a folha de registro de empregados o segurado pode utilizar as seguintes provas para comprovação dos vínculos: termo de rescisão; extrato analítico de conta vinculada do FGTS; RAIS (Relação Anual de Informações Sociais, fornecida pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, que é antigo Ministério do Trabalho e Emprego); contrato individual de trabalho; holerites, entre outros outros documentos contemporâneos que possam comprovar o exercício de atividade junto à empresa.

Publicidade


Por fim, destaca-se que caso a documentação não seja suficiente para comprovação, mas constitua início de prova material, esta pode ser complementada com a prova testemunhal, para que haja o reconhecimento do vínculo.


Portanto, o segurado que extraviou sua carteira de trabalho não será prejudicado no momento da aposentadoria, desde que comprove os vínculos empregatícios por outros meios.

Vanessa Uzai Tolentino
OAB 65806 PR


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade