Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Reforma da Previdência e as mudanças nas formas de cálculo das aposentadorias

26 ago 2020 às 13:50
- (Foto: Reprodução/FreePik)
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Até 12.11.2019, ao se calcular um benefício previdenciário, utilizava-se as contribuições previdenciárias a partir de 07.1994 até um mês anterior à entrada do benefício, com o descarte de 20% das menores contribuições. Na maioria dos benefícios de aposentadoria por tempo de contribuição, após realizado esta média, multiplicava-se esta média pelo fator previdenciário para atingir o valor do benefício, que é baseado na idade e tempo de contribuição do trabalhador, versus expectativa de vida do brasileiro Nas novas regras, uma grande mudança é que não há o descarte de 20% das menores contribuições, sendo, para tanto, utilizado 100% das contribuições. O que, obviamente, causa um prejuízo ao segurado.


Frisa-se, todavia, que muitas vezes a pessoa ainda possui direito adquirido na regra antiga, ou seja, completou todos os requisitos para a obtenção do benefício antes da mudança da lei. No entanto, em alguns casos, devido à incidência do fator previdenciário, e, consequentemente, com uma diminuição muito grande no valor do benefício previdenciário, o segurado resolve aguardar para requerer o benefício conforme a regra nova, em que existem várias regras de transição, mais especificamente 4 delas. Para cada regra de transição, faz-se necessário avaliar quando atingirá o direito à aposentadoria e qual o melhor momento de se requerer o benefício.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Nesse cenário, pós-reforma da previdência e com tantas regras de transição e diferentes requisitos e métodos de se calcular um benefício previdenciário, observa-se, atualmente, que ficou muito complexo para o segurado conseguir avaliar sozinho qual o melhor momento de pedir o benefício, pois há muitas variáveis envolvidas e em alguns casos, pode ser que se a pessoa esperar um pouco mais, terá direito a uma aposentadoria melhor.

Leia mais:

Imagem de destaque

Reconhecimento da atividade especial como motorista de transporte de combustíveis

Imagem de destaque

Cômputo como especial período em gozo de benefício por incapacidade

Imagem de destaque

Benefício assistencial a portador de síndrome de down

Imagem de destaque

Aposentadoria por Invalidez a trabalhador rural

Por outro lado, há situações em que não adianta esperar, ainda que o benefício atual seja um benefício muito menor do que teria direito no futuro, já que, observa-se que com todo o montante financeiro acumulado durante determinado período, talvez seja melhor receber um benefício com valor menor e muito tempo antes. Por isso a importância de se consultar um advogado especializado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade