Pesquisar

Canais

Serviços

- Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

A Última Carta de Amor - Jojo Moyes ***

16 set 2012 às 14:52
Continua depois da publicidade

Eu não gosto de livros de romance com suspenses excessivos e desnecessários, como aqueles que o escritor joga uma informação importante no começo do livro e enrola a história inteira para contar o segredo do personagem no final. Penso que são escritores limitados. Escritores que só conseguem prender a atenção do leitor guardando aquela informação chave, fazendo com que a pessoa seja obrigada a ler exasperadamente o texto todo para saber o desfecho da história. Por isso tive que escrever sobre "A última carta de amor". O livro me surpreendeu, no bom sentido. Não é uma história de romance clichê, apesar de começar com um: uma mocinha que perde a memória e tem que redescobrir sua vida e seus próprios segredos. Mas eu recomendo o livro, e é por isso que vim – após muito tempo – deixar uma nova resenha para vocês.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


A Última Carta de Amor (The Last Letter From Your Lover) é um romance da britânica Jojo Moyes, lançado este ano no Brasil pela Editora Intrínseca. A história é centrada em três personagens principais e narrada em épocas diferentes – presente e passado. No presente, a personagem principal é Ellie, uma jornalista de 30 e poucos anos que – trabalhando com reportagens especiais – recebe a incumbência de procurar notícias interessantes de 40 anos atrás, que rendam uma matéria de comportamento.

Continua depois da publicidade


Ellie busca nos arquivos do próprio jornal em que trabalha material para o texto que precisa escrever, e acaba achando uma triste carta de amor, relatando uma despedida. Envolvida em seu próprio drama pessoal, Ellie quer saber quem são os personagens da linda carta.


Paralelamente à história de Ellie, a autora narra a história de Jennifer, que aos 24 anos, em 1960, acorda em um hospital após um acidente, sem lembrar de sua vida recente. Ela não lembra que é casada, não sabe quem é seu marido (Laurence) e nem quem são seus amigos. Jennifer, porém, resolve descobrir sobre sua vida, e acaba achando entre seus pertences a mesma carta que Ellie, quarenta anos depois, acha em sua pesquisa. Jennifer, mesmo sem recordar de nada, acaba finalmente entendendo que a sensação de estranheza e vazio que estava sentindo era porque alguém estava faltando em sua vida.

Continua depois da publicidade


"Estarei na plataforma 4, às 19h15, sexta-feira à noite, e nada no mundo me faria mais feliz do que você encontrar coragem para vir comigo. Saiba que você tem meu coração, minhas esperanças em suas mãos. Seu, B."


Jennifer e Ellie, em épocas diferentes, tentam descobri quem é o autor da linda carta. Jennifer, obviamente, não pode perguntar ao marido ou aos amigos, já que na época em que vivia, era normal ter um casamento falido, mas mantê-los pelas aparências. Já Ellie tem a barreira do tempo e da falta de informação para chegar aos protagonistas do romance.

A história de Jojo Moyes poderia ser clichê, simples ou óbvia, mas não é. Ela amarra as informações com muita sensibilidade, e te dá informações importantes aos poucos, à medida que a história avança, mas sem deixar o leitor com a sensação de cansaço e monotonia, ou deixar a história arrastada. A Última Carta de Amor é uma história linda. Encante-se.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade