Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

A Última Carta de Amor - Jojo Moyes ***

16 set 2012 às 14:52
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Eu não gosto de livros de romance com suspenses excessivos e desnecessários, como aqueles que o escritor joga uma informação importante no começo do livro e enrola a história inteira para contar o segredo do personagem no final. Penso que são escritores limitados. Escritores que só conseguem prender a atenção do leitor guardando aquela informação chave, fazendo com que a pessoa seja obrigada a ler exasperadamente o texto todo para saber o desfecho da história. Por isso tive que escrever sobre "A última carta de amor". O livro me surpreendeu, no bom sentido. Não é uma história de romance clichê, apesar de começar com um: uma mocinha que perde a memória e tem que redescobrir sua vida e seus próprios segredos. Mas eu recomendo o livro, e é por isso que vim – após muito tempo – deixar uma nova resenha para vocês.


A Última Carta de Amor (The Last Letter From Your Lover) é um romance da britânica Jojo Moyes, lançado este ano no Brasil pela Editora Intrínseca. A história é centrada em três personagens principais e narrada em épocas diferentes – presente e passado. No presente, a personagem principal é Ellie, uma jornalista de 30 e poucos anos que – trabalhando com reportagens especiais – recebe a incumbência de procurar notícias interessantes de 40 anos atrás, que rendam uma matéria de comportamento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ellie busca nos arquivos do próprio jornal em que trabalha material para o texto que precisa escrever, e acaba achando uma triste carta de amor, relatando uma despedida. Envolvida em seu próprio drama pessoal, Ellie quer saber quem são os personagens da linda carta.

Leia mais:

Imagem de destaque

@mor - Daniel Glattauer ***

Imagem de destaque

Série Crossfire - Toda Sua - Sylvia Day

Imagem de destaque

Resenha sobre a trilogia "50 Tons de Cinza"

Imagem de destaque

Porque odiei Cinquenta tons de Cinza


Paralelamente à história de Ellie, a autora narra a história de Jennifer, que aos 24 anos, em 1960, acorda em um hospital após um acidente, sem lembrar de sua vida recente. Ela não lembra que é casada, não sabe quem é seu marido (Laurence) e nem quem são seus amigos. Jennifer, porém, resolve descobrir sobre sua vida, e acaba achando entre seus pertences a mesma carta que Ellie, quarenta anos depois, acha em sua pesquisa. Jennifer, mesmo sem recordar de nada, acaba finalmente entendendo que a sensação de estranheza e vazio que estava sentindo era porque alguém estava faltando em sua vida.

Publicidade


"Estarei na plataforma 4, às 19h15, sexta-feira à noite, e nada no mundo me faria mais feliz do que você encontrar coragem para vir comigo. Saiba que você tem meu coração, minhas esperanças em suas mãos. Seu, B."


Jennifer e Ellie, em épocas diferentes, tentam descobri quem é o autor da linda carta. Jennifer, obviamente, não pode perguntar ao marido ou aos amigos, já que na época em que vivia, era normal ter um casamento falido, mas mantê-los pelas aparências. Já Ellie tem a barreira do tempo e da falta de informação para chegar aos protagonistas do romance.

A história de Jojo Moyes poderia ser clichê, simples ou óbvia, mas não é. Ela amarra as informações com muita sensibilidade, e te dá informações importantes aos poucos, à medida que a história avança, mas sem deixar o leitor com a sensação de cansaço e monotonia, ou deixar a história arrastada. A Última Carta de Amor é uma história linda. Encante-se.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade