Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Água para Elefante - Sara Gruen

10 mai 2010 às 19:20
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


"Não falo muito sobre esses dias. Nunca falei. Não sei porquê - trabalhei em circos por quase sete anos, e se isso não é assunto para conversa, não sei o que mais pode ser. Na verdade eu sei por que não falo sobre isso: nunca confiei em mim. Eu tinha medo de deixar escapar alguma coisa. Eu sabia como era importante guardar o segredo dela e de fato eu o guardei - pelo resto de sua vida e depois. Em 70 anos, nunca o revelei a ninguém."

Jacob Jankowski tem 93 anos e, desde que sua mulher morreu, mora em uma casa de repouso cercado de enfermeiras, senhoras simpáticas e fantasmas do passado. Jacob se formou em veterinária mas, nunca fala da sua vida ou do seu antigo trabalho. Quando, porém, um circo chega à cidade Jacob é levado a refletir sobre algumas passagens de sua juventude.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Aos 23 anos, no início da Grande Depressão americana, Jacob perde seus pais num acidente de carro e abandona a faculdade. Perdido e sem dinheiro o jovem pula em um trem em movimento, sem saber que estava entrando no veículo do Circo dos Irmãos Benzini - "O maior espetáculo da terra". Admitido para cuidar dos animais, Jacob logo descobre que a vida no circo não é tão encantadora quanto os espetáculos apresentados no picadeiro. A pobreza é grande, o pagamento nunca chega, mas duas grandes paixões fazem o jovem permanecer na trupe. Uma delas é Marlena, a jovem equilibrista que se apresenta com os cavalos. A outra é Rosie, uma elefanta aparentemente estúpida, que devia ser a salvação do circo mas, que começa a arrumar muitos problemas.

Leia mais:

Imagem de destaque

@mor - Daniel Glattauer ***

Imagem de destaque

Série Crossfire - Toda Sua - Sylvia Day

Imagem de destaque

Resenha sobre a trilogia "50 Tons de Cinza"

Imagem de destaque

Porque odiei Cinquenta tons de Cinza


"Água para Elefantes" é um livro incrível! Uma história encantadora, sob vários aspectos, que mostra o mundo do circo tão detalhadamente que você consegue sentir a atmosfera daquele estranho mundo! É fascinante como a autora consegue passar os detalhes sobre a vida dos artistas, fazendo com que o leitor se sinta parte do circo. A narrativa intercala o passado e o presente do protagonista, dando ritmo à história. Os capítulos sempre guardam uma surpresa, tornando a leitura leve e viciante. É, com certeza, um dos livros mais emocionantes e comoventes que eu li nos últimos meses!

Lançado originalmente nos Estados Unidos o livro de Sara Gruen ganhou fama rapidamente e ficou, durante muito tempo, em primeiro lugar na lista de mais vendidos do The New York Times. Depois de ler a obra dá para entender o motivo. Aqui no Brasil o título foi lançado em 2007, pela editora Sextante. Sara Gruen é canadende e escreveu outros dois títulos, ainda não publicados no Brasil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade