Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Paciente de 64 anos

Arapongas registra primeiro óbito por dengue desde julho de 2023

Redação Bonde com Prefeitura de Arapongas
08 fev 2024 às 11:45
- Divulgação/Prefeitura de Apucarana
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas, por meio do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), confirmou na noite desta quarta-feira (7), o primeiro óbito por dengue em Arapongas neste período epidemiológico, que teve início em julho de 2023 e segue até o final de julho deste ano. 


Segundo a Secretaria de Saúde, trata-se de uma paciente de 64 anos que possuía comorbidades. O óbito foi confirmado após reunião técnica entre a Vigilância Epidemiológica de Arapongas e a 16ª Regional de Saúde de Apucarana. Este primeiro óbito será contabilizado no próximo boletim epidemiológico. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Infelizmente registramos este óbito por dengue em Arapongas. O que gera um alerta ainda maior. Estamos realizando diversas ações para conter a evolução de casos da doença, através dos serviços estratégicos, por meio dos nossos agentes de combates às endemias, mas é fundamental que a população colabore e nos ajude nessa luta. Queremos evitar novos casos e óbitos pela doença”, disse o secretário da pasta, Moacir Paludetto Jr. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfrentamento

Governo publica nova medida provisória com crédito de R$ 12 bilhões para o RS

Imagem de destaque
Aos 39 anos

Morre Amália Barros, deputada e vice-presidente do PL Mulher

Imagem de destaque
Hospital Veterinário de Ulbra

Cavalo Caramelo, resgatado em Canoas, pode ficar em fazenda de universidade

Imagem de destaque
Riscos

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia


As atividades para combater e prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti incluem ações de bloqueios, fiscalizações, pulverização com UBV Costal, visitas domiciliares, monitoramentos e orientações. 

Publicidade


Imagem
Especialistas recomendam uso de repelente até por quem estiver vacinado contra a dengue
Em meio à rápida transmissão da dengue pelo mosquito Aedes aegypti, o uso de repelente é uma medida auxiliar para a proteção contra picada.


“Entre os trabalhos desenvolvidos pelos ACE’s estão a instalação e monitoramento das armadilhas chamadas "ovitrampas" , auxiliando na retirada de mais de 120 mil ovos do mosquito”, acrescento Paludetto Jr.


O boletim epidemiológico divulgado na tarde de ontem, 07, apresentou: 1.010 notificações, 127 casos confirmados – 80 adquiridos dentro do município e 47 importados. Outros 13 em investigação, 870 casos negativos.

Publicidade


SINTOMAS 


A transmissão da dengue acontece durante a picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias.


Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta (39°C a 40°C) que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Podem ocorrer manchas que atingem a face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem ocorrer.


Imagem
Vacina contra dengue: entenda por que idosos precisam de receita
A população idosa concentra, atualmente, as maiores taxas de hospitalização por dengue no Brasil. O grupo, entretanto, ficou de fora da faixa etária considerada prioritária para receber a vacina contra a dengue por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade