Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento!

INSS alerta para golpes durante a quarentena

Folhapress
21 jul 2020 às 11:27
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pandemia tem afetado a atividade econômica de muita gente. E, considerando o aumento de novos golpes previdenciários, parece que a crise financeira tem despertado o interesse de fraudadores em impulsionar ações criminosas contra aposentados e pensionistas do INSS.

A Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda fez um alerta sobre golpe por telefone, carta ou email de ladrões se passando por funcionários. Os estelionatários entram em contato com segurados da Previdência, por telefone, fingindo ser integrantes do Conselho Nacional de Previdência, com o objetivo de obter dados pessoais, número do benefício e extorquir dinheiro das pessoas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Embora não seja comum, é possível servidores da Previdência Social manterem contato com segurados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sunset

Rock in Rio anuncia shows da banda James, cantor Kingfish, Penélope e Pato Fu

Imagem de destaque
Veja vídeo

Mano Brown comemora 54 anos cantando rap no Capão Redondo (SP)

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Mudanças climáticas

'Dia da Terra' é o tema do Google Doodle desta segunda


A própria instrução normativa número 77/2015, com o objetivo de complementar informações ou solicitar esclarecimentos, prevê que os funcionários mantenham a comunicação com o interessado "por qualquer meio, inclusive comunicação verbal, direta ou telefônica, correspondência, telegrama, fax ou correio eletrônico", diz o documento.

Publicidade


Veja também: Golpistas aproveitam pandemia para praticar estelionatos


Os fraudadores se aproveitam dessa possibilidade para se passar por servidores e roubar os aposentados. A Previdência pode até entrar em contato por telefonema, mas não costuma requerer dado pessoal; se limita a informar a pendência no requerimento.

É preocupante por que as abordagens dos ladrões são criativas, convincentes e verossímeis. Nem sempre o INSS pode ser responsabilizado por eventual prejuízo, principalmente se o segurado passou os dados aos estelionatários voluntariamente. Diferentemente de quando há, por exemplo, o lançamento de empréstimo consignado fraudulento, mesmo o aposentado não tendo fornecido nenhuma informação. Na dúvida, o melhor é se recusar a fornecer a informação a estranhos ou obter canais oficiais para fazê-lo. Em época de pandemia, os golpes têm aumentado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade