Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Lista de devedores de multa eleitoral é divulgada pela Justiça Eleitoral

Redação Bonde com Agência Brasil
05 jun 2022 às 18:28
- Marcello Casal Jr/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A partir deste domingo (5), a Justiça Eleitoral disponibiliza aos partidos políticos a relação de todos os devedores de multa eleitoral. Essa listagem serve de base para a expedição das certidões de quitação eleitoral, documento que é “pré-requisito para quem pretende concorrer a um cargo público nas Eleições de 2022”, divulgou, em nota, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).


Segundo o TSE, a principal causa de indeferimento de registros de candidaturas é a falta deste documento. Para consultar a lista, os partidos devem acessar o Sistema de Filiação Partidária (Filia).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“A ferramenta, que é acessada pelos partidos, possui funcionalidade específica para a geração dos arquivos com esses dados. Basta o usuário autorizado pela legenda clicar no menu Arquivos > Dados Devedores e gerar os dados, no momento que quiser”, pontuou o TSE, referindo-se à regra prevista na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

Leia mais:

Imagem de destaque
Histórico

Pela primeira vez na história olímpica, Brasil deve ter delegação com maioria feminina

Imagem de destaque
Senado aprovou em dois turnos

PEC das Drogas é inconstitucional e deve agravar cenário de violência, apontam especialistas

Imagem de destaque
Caso inusitado

Saber se idoso chegou vivo ou morto ao banco muda pouco, diz delegado

Imagem de destaque
Agência Nacional de Vigilâcia Sanitária

Entenda o que é a Anvisa, agência que regula remédios, vacinas e comida


A Lei de Eleições, além de dispor sobre a certidão de quitação eleitoral, detalha quais documentos devem ser apresentados no momento do pedido de registro de candidatura. “Entre eles, estão a cópia da ata da convenção partidária, a certidão de quitação eleitoral, a prova de filiação partidária e a autorização do filiado para incluir seu nome como candidato”, apontou o TSE.


“Para fins de expedição da certidão, são considerados quites aqueles que: condenados ao pagamento de multa, tenham, até a data da formalização do pedido de registro de candidatura, comprovado o pagamento ou o parcelamento da dívida regularmente cumprido; e os que pagarem a multa que lhes couber individualmente, excluindo-se qualquer modalidade de responsabilidade solidária, mesmo quando imposta concomitantemente com outros candidatos e em razão do mesmo fato”, afirmou.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade