Um apagão ocorrido na tarde de sábado (22) deixou seis Estados do Nordeste sem energia elétrica. O pane, que durou entre 20 e 30 minutos, começou por volta das 15h50 e atingiu vários municípios da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. Mais de 5 milhões de pessoas foram afetadas.
Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), responsável pelo Sistema Interligado Nacional, tudo indica que o pane ocorreu em um transformador, na interligação Sudeste-Nordeste e Norte-Nordeste. Na tarde de ontem, havia sido detectada uma explosão de um equipamento na subestação da Companhia Energética do Maranhão na cidade de Imperatriz, que provocou a queda de energia elétrica em diversas cidades maranhenses e também no Ceará, Estado vizinho.
O apagão aconteceu das 15h50 às 16h20 e afetou também alguns bairros do Recife e outros municípios pernambucanos. De acordo com a Companhia Elétrica do Ceará (Coelce), como o sistema de energia é interligado nacionalmente, pode ser que o acidente em Imperatriz tenha provocado queda de energia também em outros Estados do Nordeste.
Leia mais:
Ganhador da Mega-Sena morre menos de um mês após resgatar prêmio de R$ 201 milhões
Prazo para envio de títulos no CNU termina nesta quinta-feira (5); veja próximos passos
STF retoma julgamento sobre responsabilidade de redes por conteúdos
Percentual de jovens que não estudam nem trabalham é o menor da série histórica, diz IBGE
Conforme o sistema, um mecanismo de segurança corta a carga de energia de forma seletiva com a detecção do problema para evitar que a descarga danifique aparelhos. Nesse caso, apenas serviços essenciais, como hospitais e escolas, não deixam de ser abastecidos.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que, quando acontece falha no serviço elétrico, o ONS convoca uma reunião para tratar do assunto. Segundo a Aneel, geralmente é aberto um processo de fiscalização para apurar as causas do incidente e podem ser aplicadas multas.
Na Bahia, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia informou que a interrupção ocorreu entre as 15h50 e as 16h10 e atingiu 289 municípios do Estado. Em Pernambuco, o apagão aconteceu entre as 15h50 e as 16h12. De acordo com a Companhia de Energia Elétrica de Pernambuco, parte da Região Metropolitana do Recife foi afetada. Cerca de 45% dos clientes tiveram o fornecimento interrompido.
Na Paraíba, a queda afetou apenas alguns municípios do leste e do centro do Estado, incluindo a capital, mas durou apenas seis minutos. A Paraíba deixou de receber, nesse tempo, a carga necessária para alimentar o Estado.
No Ceará, cerca de 200 mil clientes ficaram sem energia entre 15h50 e 16h20. O número equivale a 40% do total de clientes da Coelce. Em Sergipe, os consumidores ficaram sem luz das 15h50 às 15h52. A Energisa não soube informar quantos municípios foram afetados pela queda de energia.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.