A Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira (RO), vai começar a gerar energia na segunda quinzena deste mês. A primeira das 44 turbinas da usina será acionada em um evento, que deve contar com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff.
A empresa Santo Antônio Energia, responsável pela obra, não confirma a data exata. No entanto, garante que será ainda neste mês. De acordo com a empresa, a energia gerada em cada turbina é suficiente para abastecer até 350 mil residências. As demais turbinas devem entrar em funcionamento de forma gradual até 2015.
A usina começa a gerar energia um ano antes do que estava previsto no cronograma inicial da obra. A previsão inicial era de que entrasse em operação em dezembro de 2012. Segundo a empresa responsável pela obra, a antecipação deverá possibilitar a geração de mais 10,5 mil gigawatts-hora, e teve um investimento extra de R$ 150 milhões.
Leia mais:
Ganhador da Mega-Sena morre menos de um mês após resgatar prêmio de R$ 201 milhões
Prazo para envio de títulos no CNU termina nesta quinta-feira (5); veja próximos passos
STF retoma julgamento sobre responsabilidade de redes por conteúdos
Percentual de jovens que não estudam nem trabalham é o menor da série histórica, diz IBGE
Marco
Para o coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Nivalde de Castro, o início da operação é um marco histórico para o setor elétrico brasileiro porque é o primeiro dos grandes empreendimentos previstos para a região amazônica, que terá outras hidrelétricas como Jirau, também no Rio Madeira, e Belo Monte, no Xingu (PA).
A Usina Santo Antônio terá capacidade instalada de 3.150 megawatts e é operada pelo consórcio Santo Antônio Energia, formado pela Andrade Gutierrez, Furnas Eletrobras, Cemig, Odebrecht e Banif.