A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) adere, a partir desta segunda-feira (8), ao SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), solução que viabiliza descontos de até 40% ao motorista multado em Londrina.
Desenvolvida pelo Governo Federal através da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), a plataforma também possibilita que o condutor ou proprietário de veículo fique ciente das infrações eventualmente identificadas pelos órgãos autuadores.
Para se inscrever no SNE e ter acesso aos valores reduzidos, o interessado precisa estar com a CDT (Carteira Digital de Trânsito) ativa. O aplicativo móvel pode ser baixado nas lojas virtuais Google Play e Apple Store, disponíveis para dispositivos com sistema operacional Android e iOS.
Leia mais:
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Três de cada dez cidades da Amazônia Legal têm presença de facções
Brasil fica em 46º lugar de ranking de competitividade com 66 países, diz novo índice
Passageira de moto morre em acidente com ônibus na BR-369, em Rolândia
Após informar os dados pessoais na plataforma, o solicitante receberá um e-mail para ativar o cadastro e deverá confirmar a veracidade das informações, preenchendo o número de segurança da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).
Direitos e deveres: Ao aderir ao SNE, o cidadão passa a ter direito ao pagamento de multas de trânsito com desconto, desde que a quitação ocorra até a data do vencimento.
Para isso, ele precisa reconhecer que cometeu a infração e deve abrir mão de todas as esferas recursais, como defesa prévia ou recurso contra a penalidade. Esse procedimento, no entanto, não impede que o autuado faça a indicação do condutor infrator.
Uma vez cadastrado, o usuário deixará de receber as notificações por meio físico: elas estarão disponíveis somente no aplicativo. O acesso ao sistema pode ser cancelado pelo motorista a qualquer momento, mas os avisos encaminhados até a data da revogação terão validade legal para todos os efeitos.
Para o diretor de Trânsito da CMTU, major Sergio Dalbem, a ferramenta é bem-vinda porque traz benefícios tanto para o motorista quanto para o órgão fiscalizador.
Para quem foi multado, segundo ele, é uma oportunidade de aprender com o erro e, ainda, atenuar os impactos financeiros da punição. Já para o Município a previsão é de mais facilidade e economia nas rotinas administrativas. “Sem o envio das notificações por meio físico, vamos agilizar prazos e também auxiliar o condutor autuado, trazendo mais benefício e vantagens aos motoristas”, prevê o diretor.