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Calcula prefeitura

Ações de Natal em Londrina movimentaram R$ 1,3 bilhão em dois meses

Pedro Marconi - Grupo Folha de Londrina
08 mar 2023 às 14:18

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- Redação Bonde
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Segundo a Prefeitura de Londrina, entre os dias 17 de novembro de 2022 e 14 de janeiro de 2023, o Natal na cidade movimentou nominalmente R$ 1,3 bilhão. Em incremento real, descontando a inflação, a data registrou R$ 577 milhões a mais entre ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e ISS (Imposto Sobre Serviços) em relação ao mesmo período da celebração anterior, de 2021.


“O Natal é uma das ações que repercutiram positivamente no faturamento da cidade e isso significa mais tributos, renda e geração de empregos. Tivemos um incremento de R$ 16 milhões apenas no ISS, 14,25% a mais que o mesmo período de 2021. Temos que ter o Natal como uma política de governo”, afirmou o secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez.

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A festa natalina custou R$ 4,9 milhões do dinheiro público, valor que foi criticado por parte da população e virou alvo de pedido de informação na Câmara. O prefeito Marcelo Belinati destacou que ficou de saldo para o cofre do município - com a soma do que foi arrecadado de ISS menos o custo - cerca de R$ 11 milhões. “Esses recursos são livres e vão para as demandas da cidade. É o asfalto, saúde, ações de segurança, enfim, eles diluem no caixa da prefeitura e são investidos em políticas públicas que já estão em andamento”, explicou.

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O Natal foi organizado pelo Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), que calculou que aproximadamente um milhão de pessoas visitaram os diversos pontos com decoração: lago Igapó, avenida Saul Elkind e rua Sergipe, prédios públicos, casa do Papai Noel, Calçadão, túnel da avenida Higienópolis, rotatórias e distritos rurais. Somente na passarela sobre o Igapó passaram mais de 176 mil pessoas durante 57 dias.


Os passeios no pedalinho tiveram aumento de 20% e o ônibus city tour e trenzinho contabilizaram 20 mil passageiros. A Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) apontou crescimento de 6,8% nas vendas se levado em conta o Natal de 2021. “Se pegarmos somente o entorno da passarela sobre o Igapó foram mais de meio milhão de pessoas visitando. Fora isso teve a questão econômica, com os números dos ambulantes, o que mostra que foi um sucesso e tivemos bons resultados”, avaliou Alex Canziani, presidente do instituto.


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