O boletim Focus divulgado nesta segunda pelo Banco Central, apontando as expectativas do mercado sobre os principais indicadores da economia, eleva todas as previsões de inflação para 2004.
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de parâmetro oficial, teve sua estimativa aumentada de 5,99%, na semana passada, para 6,01%, e o mercado manteve a previsão de 5% para o ano que vem.
No período semanal também foram corrigidos para cima o IGP-DI (de 6,22% para 6,30%), o IGP-M (de 6,26% para 6,58%) e o IPC-Fipe (de 5,87% para 5,89%). O mercado manteve a previsão de 0,70% para o IPCA de janeiro, mas aumentou de 0,60% para 0,70% a estimativa inflacionária para fevereiro.
Leia mais:
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda
Os analistas estão menos otimistas, porém, quanto às perspectivas de baixa da taxa básica de juros, depois que o Comitê de Política Monetária (Copom) interrompeu a seqüência de sete meses seguidos com reduções e manteve a taxa Selic em 16,50% ao ano. As projeções futuras, de janeiro, que apontavam a Selic em 15,50%, em fevereiro, indicam agora 16,33%.
ABr