Moradores de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) interessados em regularizar, atualizar ou se inscreverem no Cadastro Único poderão participar de dois mutirões que ocorrerão nos próximos dois sábados (21 e 28). A ação é promovida pela prefeitura de Cambé e é voltada para quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e que, caso não atualizem o cadastro, podem ter o benefício bloqueado.
Neste sábado (21), o mutirão será no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do Ana Rosa, localizado na Avenida Antônio Raminelli, 272, das 8h às 17h. Já no sábado (28), o mutirão será no CRAS Novo Bandeirantes, que fica na Rua Gabriel de Lara, 677, também das 8h às 17h.
Para realizar a ação são obrigatórios documento com foto do responsável pela unidade familiar e comprovante ou declaração de residência, junto com os documentos de identificação de todos os componentes familiares. Para quem deseja consultar o cadastro e verificar sua situação, é só acessar o aplicativo Meu INSS, ligar no Disque 135 ou ir até o CRAS mais próximo da sua residência.
Leia mais:
No Brasil, preço médio de passagens aéreas diminuiu 5,1% em 2024
Resultados de concurso dos Correios serão divulgados nesta sexta-feira
Apostas on-line causam perdas de R$ 103 bilhões ao varejo em 2024
Consumo das famílias se mantém abaixo da zona de satisfação no Paraná
BPC
O BPC é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo. Além da renda de acordo com o requisito estabelecido, as pessoas com deficiência também passam por avaliação médica e social no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No entanto, o beneficiário, assim como sua família, precisa estar inscrito no CadÚnico e fazer a atualização cadastral regularmente.
Bloqueio de benefício
A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Lucilene Diorio, explicou que quem não está inscrito, ou não fez atualização cadastral nos últimos quatro anos, começou a ser notificado a comparecer ao CRAS para regularizar a situação. Os beneficiários serão notificados pelo extrato bancário. Depois disso, terão de 45 até 90 dias para regularizarem os cadastros. Caso não façam, terão o crédito do benefício bloqueado no mês seguinte. Mesmo com o bloqueio, ainda terão direito a ir aos CRAS e regularizar a situação.
“Hoje, o BPC alcança 2.665 pessoas em Cambé, sendo 1.213 pessoas com deficiência e 1.452 idosos. E em nosso município, só no mês de agosto, tivemos 997 vencimentos de Cadastro Único, uma taxa de 37,41% de descumprimento de requisito obrigatório. Por conta disso, intensificamos as ações para evitar o bloqueio do benefício para esse público”, destacou a secretária.
A atualização cadastral é feita exclusivamente pelos seis CRAS de Cambé. Além disso, desde março, Cambé vem realizando mutirões aos sábados para inclusão e atualização de CadÚnico de famílias que constam com cadastro vencido ou com vencimento até dezembro de 2024; e também dedicado agenda prioritária para pessoas com deficiência e idosos atualizarem seus cadastros durante a semana, das 8h às 17h. As equipes dos CRAS ainda fazem visitas domiciliares de busca ativa nos territórios para convocar as famílias para essa atualização.
LEIA TAMBÉM: