Neste final de ano, o comércio apostou no prolongamento dos prazos para atrair os consumidores e aumentar as vendas. Mas não adiantou: os consumidores deram preferência a pagamentos à vista e gastaram pouco.
Uma pesquisa informal, desenvolvida pela Associação Comercial do Paraná (ACP) junto a lojistas, mostrou que muitos consumidores fizeram suas compras com pagamento em dinheiro, uma vez que o 13º salário do funcionário público veio logo na primeira quinzena de dezembro.
Em meio à crise financeira, as lojas populares, principalmente as de R$ 1,99, estão faturando muito mais do que no ano passado. A instrutora de auto-escola Dora Gil, 60 anos, conta que, no ano passado, gastou aproximadamente R$ 50 com cada presente que comprou para os netos, filhos, genros e noras, totalizando 20 presentes.
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Neste ano, ela optou por comprar as lembranças nas lojas de R$ 1,99. ''Neste Natal, eu pretendo gastar cerca de R$ 70 no total'', disse. Para a ceia, no entanto, a instrutora não deixou para comprar tudo na última hora. Ela pesquisou muito até achar o lugar mais barato para comprar. ''Fiz pesquisa de preço em quatro supermercados'', contou.
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