A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), divulgada nesta quarta-feira, aponta redução de 1,6% no preço do gás de botijão e elevação de 0,2% no preço ao consumidor da gasolina neste ano.
De acordo com o documento, a projeção para os preços dos derivados de petróleo se elevou devido ao aumento na cotação internacional do produto e à variação cambial observada desde o último reajuste. Não houve alteração da projeção para as tarifas de energia elétrica residencial, que continuam a embutir um aumento de 30,3% para 2003.
Na reunião do comitê, realizada na semana passada, os membros do Copom decidiram elevar a meta da taxa dos juros básicos da economia (Selic) de 25% para 25,5% anuais. Para os preços administrados por contrato e monitorados, o documento revela que houve projeção de aumentos de 14% para 2003 e de 8% para 2004.
Leia mais:
Após polêmica, Marinha anuncia concurso com 800 vagas
Concurso da Embrapa tem 1.027 vagas e salários de até R$ 12,8 mil
Quer decorar a casa para o Natal? Saiba como economizar na conta de luz com segurança
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Consta da ata que na reunião do mês passado a elevação de um ponto percentual nas projeções para os preços administrados para este ano decorreu basicamente dos reajustes previstos para os preços da gasolina, dos ônibus urbanos e do álcool. A elevação de 0,4 ponto percentual para 2004 resultou da revisão das expectativas para o Índice Geral de Preços - Médio (IGP-M).