Nesta quinta-feira o dólar voltou a fechar abaixo dos R$ 3. O câmbio caiu 0,6% em relação à quarta-feira e o dólar terminou o dia cotado a R$ 2,98.
De acordo com o analista Joel Machado, da Century Investimentos, a leve queda registrada pela moeda norte-americana deve-se mais à manutenção dos juros básicos, decidida na quarta-feira pelo Copom, do que à renúncia do diretor de política econômica do BC, Ilan Goldfajn.
Segundo Machado, Goldfajn era remanescente do ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga. Quando Henrique Meirelles assumiu o BC, no início do governo Lula, Goldfajn foi mantido na diretoria de política econômica pelo próprio Meirelles, pelo prazo de seis meses. Como o prazo está terminando, o diretor está se afastando de seu cargo. O governo divulgou nesta quinta-feira que sua saída já estava prevista.
Leia mais:
Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Assim, apesar de especulações no início do dia de ue Goldfajn estava deixando o cargo por pressões políticas, logo esses boatos foram suspensos. O mercado não teve grandes preocupações ao saber que o novo indicado ao cargo é Afonso Bevilacqua, que segue basicamente a mesma política de Goldfajn.
Outra causa que mantém a tendência de queda do dólar é a previsão de captações externas nos próximos dias.