O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, acredita que o embargo à carne bovina e suina por parte da Rússia será suspenso ainda este mês.
A medida pode sair mesmo antes da visita que técnicos brasileiros farão àquele país dentro de três semanas para tratar exatamente do comércio de carnes, informou ele.
O governo russo comunicou ao governo brasileiro a suspensão ao embargo à carne de frango. "Isso foi uma grande vitória, porque foi uma luta contínua", disse Rodrigues. Todavia, considerou a manutenção do embargo à carne bovina e suína uma atitude sem fundamento técnico. "Continuo achando ainda que não há razão técnica para o embargo", frisou.
Leia mais:
Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
O ministro avaliou como positivo o fato dos russos terem enviado hoje ao governo um conjunto de questionamentos relativos à produção de carne bovina e suína.
As respostas, assegurou, serão enviadas na próxima semana. Rodrigues comemorou ainda a suspensão ao embargo da carne de frango pela Espanha, anunciada hoje. A medida vigorava desde setembro de 2004
Segundo o ministro a balança comercial não chegou a ser prejudicada em função dos embargos russo e espanhol. Rodrigues informou que durante o embargo russo, que teve um foco de febre aftosa no Pará como pretesto, o país continuou comprado carne de Santa Catarina, estado livre da doença.
Entretanto, o ministro reconheceu que a decisão de suspender as importações no ano passado acarretou algum prejuízo para estados exportadores como é o caso do Rio Grande do Sul e Paraná.