No dia 30 de junho começam a funcionar os novos transformadores da subestação da Eletrosul no distrito de Irerê, em Londrina, que vão otimizar a distribuição de energia elétrica no Centro-Sul do País. As obras já foram iniciadas.
O segundo transformador, de um conjunto de quatro, chegou a Irerê anteontem. O primeiro foi desembarcado no último dia 13. O terceiro deve chegar ao distrito no próximo final de semana e o quarto equipamento, que será sobressalente, dez dias depois. Os transformadores são fabricados pela multinacional sueca ABB, em Guarulhos (SP).
A Eletrosul está investindo cerca de R$ 23 milhões no novo banco de transformadores, que vai gerar 674 MVA (Mega Volt Amper). O distrito já gera a mesma quantidade de potência.
Leia mais:
Mercado de trabalho em 2025: saiba o que será exigido de empresas e profissionais
Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 27 milhões
Número de pessoas com o nome negativado cai em novembro em Londrina
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
A Eletrosul disponibiliza sistemas de transmissão para empresas produtoras e consumidoras de energia elétrica, que pagam pedágio por sua utilização.
O segundo transformador chegou a Irerê numa carreta de 80 metros de extensão, 34 eixos e com dois caminhões como propulsores, numa megaestrutura que circulou pelas estradas numa velocidade de 15 Km/h. Cada transformador pesa 165 toneladas, tem 5,20 metros de altura e 6,30 metros de largura. A operação de desembarque do equipamento envolveu 20 pessoas.
*Leia mais em reportagem de Cláudia Lopes na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta terça-feira