Oito milhões de pessoas têm até a próxima sexta-feira, 30 de abrio, para encaminhar à Receita Federal a declaração do Imposto de Renda 2004, ano base 2003. Até a última sexta-feira, dia 23, a Receita havia recebido 10 milhões do total de 18 milhões de declarações esperadas.
O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, prevê que a partir de segunda-feira a média diária de acessos à internet atinja entre um 1 milhão e 1,5 milhão, contra a média de 600 mil acessos na semana passada.
A Receita não criou esquemas especiais de suporte aos contribuintes, a fim de evitar congestionamentos, por entender que os acessos cairão, mesmo sendo o último fim de semana antes do fim do prazo.
Leia mais:
Economia Solidária de Londrina lança linha de Natal nesta terça-feira
Mega-Sena acumulada sorteia nesta terça-feira prêmio de R$ 76 milhões
Previdência privada é alternativa para a aposentadoria; saiba como escolher
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
"Nos finais de semana o ritmo chega à metade, porque a maioria dos contribuintes utiliza os computadores do trabalho para fazer a declaração", disse Adir, que também não montou esquemas para esta semana.
"Nossos computadores já estão prontos para atender à demanda", informou, mas alertou que quem deixar para a última hora poderá enfrentar problemas nas linhas de acesso ou mesmo nos provedores.
Além da Internet, pelo site www.receita.fazenda.gov.br, as opções para enviar a declaração são o Receitafone (0300-78-0300); o disquete, que deve ser encaminhado às agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal; e o formulário de papel, nos Correios.
As restituições começarão a ser liberadas a partir de 15 de junho, priorizando as pessoas com mais de 60 anos. Em sete lotes, até o dia 15 de dezembro, os contribuintes serão contemplados por ordem de data de entrega, a começar também pelos que optaram pela internet.
Em seguida, receberão a restituição os que declararam via disquetes e por último, os que utilizaram o Receitafone e os formulários de papel.