A partir desta quinta-feira, as ligações telefônicas entre Fazenda Rio Grande e 12 municípios da Região Metropolitana de Curitiba deixam de ter tarifas interurbanas e passam a ser consideradas locais. Nesses casos, não vai mais ser preciso selecionar a operadora de telefonia para completar a chamada.
A medida vale para as ligações entre Fazenda Rio Grande, Curitiba, Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Magro, Colombo, Colônia Muricy, Ferraria, Guajuvira, Guaraituba, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais. A Telepar Brasil Telecom, operadora que pleiteou a mudança na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), estima que a mudança vai beneficiar 2,4 milhões de pessoas.
O representante regional da operadora em Curitiba e região metropolitana, Sérgio Luiz Cardoso de Lima, ressalta que apenas ligações entre esses municípios não terão mais a tarifa interurbana. "Nesses casos basta discar os sete números do telefone, e não há mais necessidade da seleção da operadora", explicou.
Leia mais:
Uber defende no STF que não há vínculo de emprego com motoristas
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
De acordo com Lima, a economia que a mudança vai proporcionar depende do perfil do usuário. No horário comercial, por exemplo, a tarifa interurbana de Fazenda Rio Grande para algum município da região metropolitana era de R$ 0,21 o minuto. A partir de hoje, com a tarifa local, o gasto cai para R$ 0,09 o minuto. Para a maioria das pessoas, o reflexo será observado nas contas de agosto.
Em junho, a Anatel permitiu que a Telepar mudasse as tarifas conurbadas no Paraná para locais. Ligações entre Curitiba e Região Metropolitana, entre Maringá e Sarandi e entre Pontal do Sul, Guaratuba e Matinhos, foram beneficiadas pela medida, que gerou em média 30% de economia ao usuário.