A expectativa do diretor da Fenabrave no Paraná, Daniel Russi Filho, é que o mercado de carros novos cresça cerca de 20% em 2001. "A economia está apresentando condições favoráveis para a continuidade dos ganhos nas vendas de veículos novos", afirma. Um dos indicadores positivos é a queda nas taxas de juros. Mais de 70% das vendas de carros novos no Brasil são financiadas. "Podemos chegar ao final do ano com taxas de juros de 12%, o que vai garantir a manutenção mercado em aquecimento", diz.
O melhor ano para a Fenabrave na década de 90 foi 97, quando as concessionárias venderam 2 milhões de carros de passeio. O diretor-regional da federação diz que a meta é voltar a alcançar esse número em 2002. Isso poderá acontecer se as vendas apresentarem taxas de crescimento de 20% ao ano.
Para melhorar o desempenho do Paraná, a Fenabrave pretende reapresentar este ano ao governo do Estado a proposta de isenção de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no primeiro ano de uso do carro. "Já demonstramos que as perdas de IPVA são totalmente anuladas e o Estado ganha com o crescimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na venda dos veículos", explica Russi.
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A isenção de IPVA no primeiro ano para incentivar a venda de carros novos foi adotada pelo Estado do Mato Grosso do Sul. Ano passado o Estado do Mato Grosso do Sul deixou de arrecadar R$ 800 mil com a isenção de IPVA e ganhou R$ 3 milhões em ICMS com o crescimento do número de carros vendidos. "Por sinal, essa idéia é de um paranaense, o ex-deputado Paulo Bernardo, que foi Secretário da Fazenda do Mato Grosso do Sul", conta.
A evasão na compra de veículos do Paraná é notada no número de licenciamentos feitos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Enquanto as concessionárias estaduais venderam 92,7 mil unidades em 2000, o Detran licenciou 130 mil veículos de passeio no mesmo período. Uma parte deles é comprada em outros estados e licenciada no Paraná.
Outra parte é de veículos de locadoras de outros estados que recebem incentivos para serem licenciados no Paraná. O governo do estado subsidia o IPVA das frotas de empresas de locação. Enquanto a alíquota de IPVA para carros particulares é de 2,5%, as locadoras de veículos pagam alíquota de 1% sobre o valor do carro no Paraná.