Curitiba - As geadas ocorridas nos últimos dois dias foram as mais intensas do ano e dessa vez atingiram lavouras plantadas nesta época como milho safrinha, hortaliças e pastagens.
O levantamento dos prejuízos deve ser apresentado nos próximos dias, mas na região oeste do Estado produtores já falam em perdas de 10% a 15% no milho safrinha. As temperaturas caíram a 1,1ºC na Região Metropolitana de Curitiba e -3,9ºC em Guarapuava.
Um levantamento feito pelas cooperativas do Estado mostra que o trigo, principal lavoura de inverno, escapou ileso dessa vez. Os produtores prejudicados pela seca ocorrida nos meses de março e abril, prorrogaram o plantio de trigo.
Leia mais:
Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Bancos vão ao STF contra juros do consignado do INSS
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Com isso, a queda de temperatura nessa fase foi até boa para a cultura. De acordo com o engenheiro agrônomo Luciano Gonçalves, da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) 99% das lavouras de trigo não foram atingidas pelas baixas temperaturas.
Conforme levantamento preliminar feito pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, as geadas foram mais intensas da região centro-sul em direção ao sul do Estado. Nas regiões norte e oeste, as geadas foram de fraca intensidade e atingiram as lavouras das baixadas.
Leia a matéria completa na edição desta terça da Folha de Londrina