Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia

Governo anuncia crédito do FAT para as cooperativas

Redação - Folha de Londrina
04 jul 2003 às 20:57

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As cooperativas passarão a contar com créditos do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT) e poderão importar insumos para seus associados. As medidas foram anunciadas nesta sexta-feira, durante solenidade no Palácio do Planalto em comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na cerimônia, foi anunciada também a criação de um grupo de trabalho para propor medidas de modernização do cooperativismo no Brasil.

Integrado por representantes de 10 ministérios, do Banco Central e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o grupo terá inicialmente a tarefa de atualizar a Lei do Cooperativismo, de 1971, e discutir os gargalos que impedem o pleno desenvolvimento do setor, como a atual estrutura tributária das cooperativas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na cerimônia, o presidente Lula disse que o fortalecimento do cooperativismo é indissociável de uma política de desenvolvimento econômico com justiça social. O cooperativismo é ''uma importante alavanca para um crescimento mais equilibrado para o País'', afirmou o presidente. ''Queremos que o bolo já cresça sendo repartido.''

Leia mais:

Imagem de destaque
Quase um milhão de credores

Consumidores da 123milhas têm uma semana para recuperar valores; saiba como

Imagem de destaque
Tributação progressiva

Taxação dos super-ricos é aprovada em declaração de líderes do G20

Imagem de destaque
Jogo simples custa R$ 5

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 14,5 milhões

Imagem de destaque
Saiba como agendar!

Profis 2024 terá plantão de atendimento presencial em Londrina neste sábado


Nesta sexta, foi publicada no Diário Oficial instrução normativa que estabelece regras para a importação de fertilizantes, corretivos e inoculantes diretamente pelo consumidor final para seu próprio uso. Segundo a instrução normativa, as cooperativas serão equiparadas a consumidor final quando realizarem importações para uso exclusivo de seus cooperados.


O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, defendeu também a isenção de impostos nas transações entre as cooperativas e seus associados. ''O cooperado é dono da cooperativa e quando ele vende ou compra da cooperativa, ele está comprando de si mesmo. Não tem cabimento a tributação numa relação comercial em que se compra de si mesmo'', explicou Rodrigues. ''O cooperado paga Imposto de Renda e a cooperativa também. É um tributo duplo. No mundo todo, o ato cooperativo é reconhecido como um momento comercial sem tributação'', completou.

Além de destacar o papel social das cooperativas, o presidente Lula, no seu discurso, observou que a produtividade dos agricultores ligados a essas entidades é em média 20% superior a do mercado. Segundo ele, hoje as cooperativas respondem por 25% da economia agrícola e são responsáveis por parcelas expressivas da produção de itens importantes do setor agropecuário, como soja (29%), trigo (62%), leite (45%) e algodão (39%). O presidente também informou que 55% dos cooperados do País são pequenos proprietários de terras com até 50 hectares. Por isso, acrescentou, o cooperativismo ocupa espaço nobre na agenda do governo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo