O Paraná fechou o primeiro semestre do ano com 94.540 novos empregos formais, segundo dados do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) para o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.
O resultado assinala um novo recorde e é 57% maior que o obtido no mesmo período do ano passado, quando 60.048 empregos com carteira assinada foram registrados no Estado.
Cada emprego formal, apontam as pesquisas, proporciona o surgimento de outros 2,8 informais. Com isso, são mais de 260 mil postos de trabalho no Estado. Só em junho, indica o Caged, foram criados 12.066 empregos formais no Paraná. Mas a média mensal, de janeiro a junho, ficou em 15.757.
Leia mais:
Mercado de trabalho em 2025: saiba o que será exigido de empresas e profissionais
Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 27 milhões
Número de pessoas com o nome negativado cai em novembro em Londrina
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Com isso, o Paraná passou a criar, a cada dia, 525 novos empregos com carteira assinada ou, descontados os finais de semana, 788 a cada dia útil.
O resultado do semestre revela ainda que o Paraná ampliou em 5,97% o total de trabalhadores inseridos em seu mercado formal de trabalho – em 31 de dezembro de 2003, esse número era de 1,584 milhão. Do total dos novos empregos formais registrados no primeiro semestre no Paraná, 76% foram verificados no interior do Estado.
ABr