A inflação deste ano, medida pelo Índice de Geral de Preços de Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas, ficou em 12,41%. Em dezembro, o IGP-M apresentou variação de 0,74%, uma queda de 0,08 ponto percentual em relação a novembro (0,82%).
O Índice de Preços por Atacado (IPA) desacelerou 0,18 ponto percentual, passando de 0,99% em novembro para 0,81% em dezembro. O Índice Nacional da Construção Civil (INCS) também apresentou redução nos preços dos produtos.
A queda foi de 0,33 ponto percentual em relação a novembro, passando de 0,94% para 0,61% em dezembro. Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou alta de quase o dobro dos preços apurados em novembro. O IPC passou de 0,30% no mês passado para 0,58% em dezembro.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Após polêmica, Marinha anuncia concurso com 800 vagas
Concurso da Embrapa tem 1.027 vagas e salários de até R$ 12,8 mil
Quer decorar a casa para o Natal? Saiba como economizar na conta de luz com segurança
De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, das sete classes que formam o índice, seis apresentaram aumentos nos preços. Os grupos que mais contribuíram para a aceleração foram Alimentação e Transportes.
No setor de alimentos a taxa de variação foi de 0,24% contra o índice negativo de –0,64% apurado em novembro. Os principais responsáveis por esse resultado foram as hortaliças e legumes, frutas e carne bovina.
No setor de Transportes a aceleração da taxa, de 1,51% para 2,14%, se deu, em grande parte, devido ao último reajuste nos preços dos combustíveis, ocorrido há mais de 30 dias, e do aumento na tarifa de táxi.