O nível de emprego no primeiro quadrimestre deste ano cresceu mais no interior do Estado, especificamente entre os municípios menores.
De janeiro a abril, o emprego cresceu 3,99% no interior e apenas 0,54% na Região Metropolitana de Curitiba. Os números foram divulgados nesta quinta-feira pelo Dieese e pelo Senge.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
As três maiores taxas de crescimento foram registradas em Irati (6,92%), na região de União da Vitória; Telêmaco Borba (6,4%) município localizado 128 quilômetros ao Norte de Ponta Grossa e Francisco Beltrão (5,29%), este último na região Sudoeste.
Segundo o Dieese, Curitiba ficou entre as cidades com mais baixo índice, de 0,07%.
Londrina teve crescimento de 1,42%. Apucarana foi o único a obter variação negativa, de -0,6%.
Ao explicar o desempenho do interior na geração de empregos, o Dieese aponta a agroindústria como principal responsável.
Cid Cordeiro, economista do Dieese, observa que, desde 2000, os níveis de emprego não têm correspondido à evolução da atividade econômica.
Isso pode ser explicado pelo aumento da formalização no mercado de trabalho.
''A maior fiscalização, e também o estímulo aos estágios são fatores que influenciaram o índice'', analisou o economista.
Cordeiro comenta ainda que, na década de 90, as empresas fizeram uma série de enxugamentos em seus quadros, e agora estão surgindo novos postos.