O movimento para entrega das declarações do Imposto de Renda foi considerado pequeno hoje nos postos de atendimento da Receita Federal e nos bancos. Em compensação, a Internet esteve congestionada no último dia para acertar as contas com o Leão. Muitos contribuintes encontraram dificuldades de enviar os dados para a Receita. O balanço parcial feito pela superintendência regional era de que 6% dos contribuintes paranaenses tinham deixado a obrigação para o último dia.
Eles representavam cerca de 50 mil de um total de 800 mil em todo o Estado. Quem perdeu o prazo terá de pagar multa de R$ 165,74 ou 20% sobre o imposto devido. Vale o maior valor.
A agitação para entregar os formulários foi bem menor em relação a anos anteriores, quando filas se formavam na frente dos locais de arrecadação. À tarde, havia menos de 10 pessoas na fila para entregar os disquetes e formulários. O problema maior ficou por conta do congestionamento na Internet, meio escolhido por 95% dos contribuintes.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Após polêmica, Marinha anuncia concurso com 800 vagas
Concurso da Embrapa tem 1.027 vagas e salários de até R$ 12,8 mil
Quer decorar a casa para o Natal? Saiba como economizar na conta de luz com segurança
Em todo o País faltam apenas um milhão de declarações serem entregues. O sistema de computadores da Receita tem capacidade para processar 2 milhões de processos por dia, logo não haverá problemas de congestionamento, prometia o superintendente regional da Receita, no Paraná, Luiz Bernardi, no final da manhã.
Mas alguns contadores que tentavam enviar as informações pela Internet encontraram dificuldades. Está um pouco difícil conseguir mandar pela Internet. O sistema está supercongestionado, reclamava o contador Ricardo Galle.
Leia mais em reportagem de Carmem Murara, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta terça-feira