O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) está fiscalizando os principais artigos que compõem a cesta básica e que se encontram no mercado da Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo é verificar a relação entre o peso líquido do produto comercializado e o que está determinado na embalagem.
Os produtos pré-medidos estão sendo coletados nos supermercados e, depois de uma avaliação no próprio local de venda, são submetidos à verificação nos laboratórios do instituto. Os exames realizados pelo Ipem, que é vinculado a Secretaria da Indústria e do Comércio e ao Inmetro, vão ser mantidos durante todo este mês de outubro.
Segundo o Ipem, os casos de irregularidades ainda são freqüentes, embora estejam diminuindo com a conscientização dos produtores e comerciantes. Quando um produto coletado apresenta problemas na apuração prévia, os técnicos do instituto voltam ao local da coleta para recolher mais exemplares.
Um novo exame então é realizado na presença do comerciante responsável pelo acondicionamento e pela comercialização do produto. Somente aí, caso haja a confirmação da irregularidade, é lavrada a autuação e estabelecida a multa.
Leia mais:
Economia Solidária de Londrina lança linha de Natal nesta terça-feira
Mega-Sena acumulada sorteia nesta terça-feira prêmio de R$ 76 milhões
Previdência privada é alternativa para a aposentadoria; saiba como escolher
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
Os técnicos do IPEM esclarecem que há uma pequena margem de erro permitida para cada produto pré-medido e que o cálculo final é feito pela média apresentada nos artigos selecionados para análise.