O reajuste médio no valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotivos (IPVA) de 2001 foi de 2% no Paraná, de acordo com a Receita Estadual. Mas existem casos em que o aumento no valor do imposto em relação ao ano passado passa de 12%. Os modelos que apresentam as maiores diferenças no valor do IPVA são os carros populares e usados.
A explicação da Receita Estadual para o reajuste é que nos últimos meses de 2000 houve um aumento no preço de mercado desses veículos. Como a base de cálculo do IPVA é o valor de venda dos carros, as oscilações no mercado interferem no valor do imposto. No Paraná, a alíquota cobrada é de 2,5% do preço de mercado.
Segundo o gerente de vendas de veículos usados da concessionária Slaviero, Claudio Ultramari, de Curitiba, em vários modelos houve mesmo reajuste de preços no final do ano. "O que aconteceu em 2000 foi que os modelos populares zero quilômetro ficaram mais caros e com isso aumentou a procura pelos usados, o que gera reajuste de preços", afirma. De acordo com ele, o índice médio de aumento dos usados no ano passado foi de 10%. Por exemplo, um Fiesta 1997 era vendido no início de 2000 por R$ 9,5 mil. Hoje, esse mesmo carro está custando R$ 10,5 mil.
Leia mais:
Jornada 6x1 opõe entidades de trabalhadores e patronais
Cúpula de Líderes do G20 começa nesta segunda no Rio de Janeiro
Oceano azul de oportunidades: Empreende Mais em Ibiporã
Três municípios acumulam topos no ranking agropecuário do Paraná
A assessoria da Receita Estadual informou que nos casos em que houve queda de preços de mercado, o valor do IPVA também diminuiu. A base de cálculo do imposto é uma média dos valores obtidos em uma pesquisa em concessionárias, classificados em jornais e em revistas especializadas.
O prazo para pagamento do imposto em cota único e com desconto de 15% termina dia 31 de janeiro. Quem pagar IPVA em cota única até 28 de fevereiro terá desconto de 5%. A outra alternativa é fazer o parcelamento em seis vezes, sem descontos. Aqueles que não receberem o carnê do imposto até o final de janeiro e quiserem aproveitar o desconto, podem recolher um demonstrativo dos valores em qualquer caixa eletrônico do Banestado. Para isso, ele precisa apenas levar o número do Registro nacional de Veículos Automotores (Renavam). Outras informações podem ser obtidas no site www.fazenda.pr.gov.br.
Leia mais em reportagem de Emerson Cervi, na Folha do Paraná desta quinta-feira