Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Lerner pede aumento de imposto para a comunicação

Carmem Murara - Folha do Paraná
07 dez 2000 às 19:55

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governo do Estado encaminhou para a Assembléia Legislativa mensagem para aumentar de 17% para 25% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para serviços de comunicação. A intenção é cobrar o mesmo percentual que é aplicado nos demais estados para TVs a cabo, Internet, transmissão de dados entre outros serviços do setor.

O projeto tem de ser votado ainda neste ano para que possa valer para 2001, respeitando o princípio da anualidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A justificativa do governo para pedir o aumento da alíquota é de que somente o Paraná ainda cobrava valores diferentes entre o serviço telefonia e comunicação. Com a Constituição de 1998, ficou estabelecido que o item telefonia passaria a fazer parte do grupo comunicações. A maioria dos estados optou em fazer a adaptação logo em seguida da promulgação da nova lei.

Leia mais:

Imagem de destaque
Lançado em 2024

Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda

Imagem de destaque
Nordeste do Brasil

Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada

Imagem de destaque
Determinação do limite

Bancos vão ao STF contra juros do consignado do INSS

Imagem de destaque
No FIIL

Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina


Mas muitos estados esqueceram o assunto e não se preocuparam em adequar a cobrança. "Houve um lapso", afirmou o superintendente da Receita Estadual, João Manoel de Lucena.

Publicidade


O "esquecimento" representou ao longo dos últimos anos uma perda de arrecadação tributária para o Estado e uma economia no bolso dos contribuintes. Lucena disse que não saberia informar quanto o Estado irá arrecadar a mais com o aumento de 17% para 25% no ICMS, mas informou que não será um volume "muito significativo".


De todo o ICMS que a Receita Estadual arrecada, cerca de 10% vêm da telefonia, transporte e dos demais serviços de comunicação. A contribuição é considerada pequena por Lucena. O item mais representativo na arrecadação do ICMS é o de combustíveis, com 25% sobre o total recolhido todos os meses. A receita arrecada em média R$ 250 milhões em ICMS, ao mês.

O governo está seguro que conseguirá aprovar a mudança de alíquota na Assembléia. A Receita Estadual encaminhou um relatório a cada deputados com esclarecimentos e justificativas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo