Proprietários de supermercados e o Sindicato dos Trabalhadores em Supermercados (Siemarc) ainda divergem de como deve ser implantado o novo horário de funcionamento das lojas em Curitiba e no Litoral. Desde esta quarta-feira está valendo o período das 5 horas à meia-noite de segunda a sábado, e das 8 às 20 horas aos domingos e feriados.
Para o presidente do Siemarc, Jorge Leonel de Souza, há muita desinformação ainda. "Depois que passar um minuito da meia-noite, os trabalhadores já devem estar saindo do mercado", disse. Segundo ele, está ocorrendo um grande equívoco por parte de algumas empresas. "Elas estão interpretando a jornada de trabalho com horário de funcionamento, mas não tem nada a ver", afirmou.
A rede Sonae, que controla o Big e o Mercadorama, preferiu não se manifestar, mas disse que vai cumprir com o que foi determinado no acordo. A assessoria de imprensa do Carrefour informou que as lojas da cidade vão funcionar das 8 às 23 horas de segunda a sábado e das 8 às 20 horas aos domingos, e não soube explicar se a loja fecharia mais cedo aos domingos para que os funcionários pudessem ir embora às 20 horas. O Wal-Mart garantiu que vai respeitar o horário de segunda a sábado, e está negociando para estender o de domingo.
Leia mais:
Uber defende no STF que não há vínculo de emprego com motoristas
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
O grupo Pão de Açúcar está negociando com o Siemarc para manter as lojas Extra funcionando durante 24 horas. O horário dos mercados com a bandeira Pão de Açúcar também está sendo negociado.
"O acordo que for feito com o Pão de Açúcar vai ser retroativo a 1º de junho, e por isso os funcionários não vão ter nenhuma perda", relatou Leonel. De acordo com ele, se outros supermercados quiserem ter um período de atendimento diferente do que o combinado, é preciso entrar em acordo com o sindicato, oferecendo benefícios para o trabalhador", afirmou.